LINHA 9 ESMERALDA

Linha privatizada para novamente em SP, dessa vez por superaquecimento nas pastilhas de freio

Operada pela ViaMobilidade e elogiada por Tarcísio, a linha registrou em poucos dias uma pane elétrica em plena greve de ferroviários e metroviários, e a queda do teto de uma estação

Estação João Dias - Linha 9 Esmeralda.Trens metropolitanos de São PauloCréditos: Reprodução/Governo de SP
Escrito en BRASIL el

A presente semana não está sendo fácil para a Linha 9 Esmeralda, de trens metropolitanos de São Paulo, operada pela ViaMobilidade. Bastou a linha ser elogiada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última terça-feira (3), durante greve dos metroviários e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contra a política de privatizações do governo, que os trens sofreram uma pane elétrica e paralisaram entre estações. Na quarta-feira (4) foi a vez de parte do teto da estação Osasco desabar e, por sorte, não deixar feridos. Dessa vez, nesta quinta-feira (5), as composições paralisaram por alguns minutos por conta do superaquecimento nas pastilhas de freio.

LEIA TAMBÉM: O que realmente me motivou a participar das ações contra as privatizações no dia 3 de outubro? - Por Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo

De acordo com informações que constam na imprensa, os vagões estavam superlotados quando houve o superaquecimento das pastilhas de um dos trens. Toda a composição se encheu de fumaça no momento, assustando os passageiros.

Em nota, a concessionária afirma que o incidente não afetou os serviços por muito tempo e que agiu rapidamente para solucionar o problema.

"Às 6h39, pastilhas de freio de um dos rodeiros de um trem que parava na estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda teve superaquecimento, o que gerou fumaça. Ele foi esvaziado na plataforma e encaminhado para a manutenção. Outro trem veio em seguida para atender aos passageiros, que foram orientados pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) da ViaMobilidade. Não houve impacto no restante da operação," diz nota oficial a Via Mobilidade.

VÍDEO: Sem metrô e com dor renal, eleitora de Tarcísio o chama de “cachorro descarado”