O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (8), através das redes sociais, que decretou luto oficial de 3 dias no Brasil em razão da morte de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. A monarca faleceu mais cedo aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Em uma sequência de postagens, Bolsonaro classificou Elizabeth como uma "inspiração", fez a saudação monárquica "Deus salve a rainha" e conclamou a população a "prestar homenagens" à detentora mais longeva do trono britânico.
Te podría interesar
Lula solta nota e relembra encontros com Elizabeth
Principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, o ex-presidente Lula (PT) também prestou condolências pela morte da Rainha Elizabeth II.
Em nota oficial, o ex-mandatário relembrou encontros que teve com Elizabeth e destacou relações amistosas, durante seus governos, entre Brasil e Reino Unido.
Te podría interesar
"A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas. Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", escreveu Lula.