Escândalo

Miley Cyrus enfrenta processo por plagiar música popular de artista havaiano

A artista ainda não se pronunciou sobre o caso, que caiu feito uma bomba no universo pop do país

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
Miley Cyrus enfrenta processo por plagiar música popular de artista havaiano
Miley Cyrus enfrenta processo por plagiar música popular de artista havaiano. Reprodução/ YouTube/ Miley Cyrus

A cantora Miley Cyrus e os co-compositores Gregory Hein e Michael Pollack são alvos de um processo em que são acusados de copiarem trechos de uma música de Bruno Mars para compor "Flowers", que rendeu dois Grammy para Cyrus no ano passado.

De acordo com informações da Variety, um processo foi aberto na segunda-feira (16) em Los Angeles, onde a Tempo Music Investments declara que "Flowers" se utiliza, de maneira não autorizada, de vários elementos da música "When I Was Your Man", de Bruno Mars, lançada em 2013.

A Tempo Music possui uma porcentagem dos direitos autorais nos EUA da música de Mars, que não é citado como autor do processo, nem os co-compositores Philip Lawrence, Ari Levine e Andrew Wyatt.

No processo, a Tempo Music afirma que as semelhanças entre as composições "são inegáveis". "É inegável, com base na combinação e no número de semelhanças entre as duas gravações, que 'Flowers' não existiria sem 'When I Was Your Man'. Com 'Flowers', Cyrus, Hein e Pollack criaram uma obra derivada de 'When I Was Your Man' sem autorização", diz o processo.

A acusação apontada pelo processo, segundo a Variety, já havia sido levantada pelos fãs da cantora, que especulavam que "Flowers" era uma resposta para "When I Was Your Man", pois esta canção seria a favorita do ex-marido de Cyrus, Liam Hemsworth.

No entanto, Miley Cyrus nunca confirmou que "Flowers" era uma resposta para "When I Was Your Man", embora haja um forte paralelo entre as composições:

When I Was Your Man - Bruno Mars: "Eu deveria ter comprado flores e segurado a sua mão/ Deveria ter te dado todas as minhas horas quando tive a chance/ Ter te levado para todas as festas/ Porque sei que você só queria dançar"

Flowers - Miley Cyrus: "Posso comprar minhas próprias flores/ Falar comigo mesma por horas/ Dizer coisas que você não entende/ Posso me levar para dançar/ E segurar minha própria mão"

A cantora Miley Cyrus foi procurada pela Variety, mas não se pronunciou.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum