BIG BROTHER BRASIL

MC Bin Laden: Quem é o funkeiro de nome polêmico confirmado no Camarote do BBB 24

Bin Laden é dono de hits e parcerias internacionais, emagreceu 50 kg e pensa em mudar de nome após enfrentar problemas no exterior

MC Bin Laden.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BLOGS el

O primeiro nome anunciado para o Camarote do BBB 24 foi o do funkeiro MC Bin Laden. O paulista criado na Vila Progresso, bairro situado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, é um dos expoentes do funk brasileiro internacionalmente, mas enfrenta dificuldades com o nome polêmico.

Quem é MC Bin Laden

Jefferson Cristian dos Santos Lima, conhecido pelo seu nome artístico, tem 30 anos e alcançou seu maior sucesso em 2016, com o hit “Tá Tranquilo, Tá Favorável”. Ele também é dono de músicas como “Bololo Haha”, de 2014, que gerou um de seus bordões.

O funkeiro teve uma infância difícil, foi expulso de casa aos 11 anos e chegou a passar fome. Ele também já foi vendedor na 25 de março, famosa rua comercial da capital paulista, e foi adotado aos 18 anos por sua família. Sua mãe biológica morreu em 2022.

Bin Laden tem também uma paixão inesperada: é fã de Kpop, o pop coreano, e tem até uma tatuagem do grupo EXO. Após sua confirmação no BBB, internautas resgataram tweets antigos em que ele recomenda o grupo para Neymar e defende que outro grupo, o BTS, deveria ter ganhado um prêmio Grammy.

 

O funkeiro chegou a pesar 148 kg e diz ter sofrido bullying por isso. Em 2018, ele iniciou um processo de emagrecimento e, desde então, perdeu 50 kg.

“Todo mundo acha que fiz cirurgia, mas não quero fazer cirurgia alguma, até pra servir de incentivo para algumas pessoas que têm dificuldade de emagrecer, que acham que não é possível”, contou ao Gshow.

Parcerias internacionais

Hoje com 30 anos, ele canta funk desde os 15 e nos últimos anos tem focado, também, em sua carreira internacional. O MC participou, em 2023, de uma parceria com a banda estadunidense de rock virtual Gorillaz, com a música “Controllah”. O grupo liderado pelo também vocalista do Blur, Damon Albarn, aproveitou para gravar com o funkeiro durante sua passagem pelo Brasil no MITA Festival de 2022.

O paulista também já tocou com nomes como os DJs estadunidenses Skrillex e Diplo e gravou com a britânica Charli XCX e a norte-americana Kelela. Um de seus sonhos é fazer um show no palco principal do festival Lollapalooza.

Problemas com nome artístico

Apesar de aceito no Brasil, internacionalmente o nome artístico de Jefferson causa polêmica, por fazer referência a Osama Bin Laden, fundador do grupo terrorista Al Qaeda, que assumiu a autoria do atentado às Torres Gêmeas, nos EUA, em 11 de setembro de 2001.

O nome do MC, no entanto, não é um aceno direto ao terrorista, mas sim foi escolhido por ele e uma produtora na juventude após o sucesso da sua música “Bin Laden não morreu”, de 2014. No entanto, para facilitar o acesso ao mercado internacional, o funkeiro afirmou que pretende mudar o nome artístico no futuro.

Ele já enfrentou problemas pelo pseudônimo no exterior. Em 2016, ele havia recebido um convite para se apresentar em um festival nos Estados Unidos, mas não conseguiu visto no consulado americano para entrar no país, pois seu nome foi considerado uma apologia ao terrorismo.

Na ocasião, Bin Laden precisou fazer um exame toxicológico que não foi apresentado a tempo do embarque. O atraso foi noticiado como se ele estivesse falhado no teste.

Após o lançamento de "Controllah", fãs do grupo Gorilllaz se mostraram chocados com o nome de Bin Laden. “Por que diabos um MC iria se nomear após um terrorista do 11 de setembro?”, questionou uma fã. “MC o que??”, disse outro.

Temas