LONGA EM PRÉ-PRODUÇÃO

Grávida de Taubaté vai virar filme, diz jornal

Após mais de uma década e uma enxurrada de memes, episódio que trollou o país vai estrear filme em 2024

Caso da falsa gravidez de uma mulher em Taubaté em 2012 repercutiu em todo o país.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

“Não dá pra dizer que é baseado em fatos reais, porque é fruto de uma grande mentira, mas posso definir como a minha visão criativa da história, aliada às minhas teorias. Esse será o meu primeiro longa que vai sair do papel e eu sabia que tinha que fazer um ‘filme evento'”, disse o roteirista Frank Diaraki sobre o filme do caso de 2012 da Grávida de Taubaté, que mentiu ao dizer que estava esperando quadrigêmeas.

O longa, que já está em pré-produção e será um thriller de comédia, vai contar com toques de terror e aspectos surrealistas. A previsão de estreia é para o ano que vem. “É um filme simples e complexo ao mesmo tempo, porque é cheio de elementos e também levanta algumas questões interessantes, dentre elas a espetacularização do ridículo. Mas adianto que não há juízo de valor”, afirmou Diaraki.

O roteirista ainda destaca a referência utilizada para a construção do enredo da história fake em entrevista ao site Metrópoles: “O Parasita brasileiro!!! [em referência ao filme do ano de 2019, dirigido por Bong Joon Ho]. O puro suco do Brasil, sem precisar apelar para os estereótipos e os clichês das comédias nacionais, que ninguém aguenta mais. Queria fazer algo que fosse realmente engraçado, mas que tivesse diferentes camadas de interpretação”.

Intitulado “Grávida de 4”, o longa-metragem ainda está em busca de uma produtora, embora já tenha recebido algumas propostas. Ainda não foi definido quem interpretará o casal que simulou a gravidez, que serão chamados de Vera e Kléber para fins jurídicos. No entanto, Maeve Jinkings e Emilio Orciollo Netto estão entre os nomes considerados para integrar o elenco da produção.

Pôster do filme "Grávida de 4" que será produzido. Créditos: Divulgação

A previsão é que as filmagens comecem no segundo trimestre de 2024. De acordo com a assessoria do roteirista, é esperado que o filme atinja um sucesso significativo. “Há certa expectativa entre os envolvidos de que o filme se tornará o sucessor natural de Minha Mãe é Uma Peça nos cinemas. Salienta-se, entretanto, que apesar do paralelo traçado e por conta de certa carga dramática que o filme terá, há prioridade na escalação de atores em detrimento de comediantes, com exceção de algumas participações especiais pontuais já confirmadas”.

Frank Diaraki revelou um dos motivos que o levou a ter a ideia de transformar o caso em uma produção cinematográfica. “Grávida de Taubaté virou praticamente uma figura do folclore brasileiro! Mas eu senti que tinha muita coisa que tava além da superfície e que valia a pena ser mostrada. Quem são os verdadeiros vilões? Quem são os mocinhos? Deixo isso pro público responder no final, se assim o quiser fazer”, ressaltou o cineasta.

Relembre o caso

Maria Verônica Santos ficou conhecida pela alcunha "Grávida de Taubaté" após afirmar que estava grávida de quadrigêmeas. Ela chegou a aparecer em diversos programas de televisão e recebeu várias doações, incluindo fraldas, enxoval, um quarto mobiliado e até dinheiro.

No entanto, a gravidez era falsa. A descoberta veio à tona quando um médico que a atendeu no segundo semestre de 2011 denunciou que ela não estava grávida. As datas não coincidiam com as de uma mulher que estaria prestes a dar à luz na segunda quinzena de janeiro de 2012.

A apresentadora Chris Flores também contribuiu para a descoberta da farsa ao pedir para um repórter acompanhar Maria Verônica em Taubaté e investigar o caso. Em pouco tempo, descobriu-se que as fotos do ultrassom eram tiradas da internet e o bebê mostrado no exame era apenas uma imagem encontrada na web. O nome “de Taubaté” foi atribuído à Maria como sinônimo de mentira.