GREVE

Astro de Hollywood recebe 6 centavos por série premiada e perde a casa: "ja passei fome"

O ator, que participou da greve, revela que vários artistas estão na mesma situação de precariedade financeira.

Astro de Hollywood recebe 6 centavos por série premiada e perde a casa: "ja passei fome".Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

Durante uma entrevista, o ator Billy Porter, que ficou mundialmente conhecido ao protagonizar a série "POSE" e receber um Emmy (premiação mais importante da TV e streaming) pela mesma série, revelou que recebe "cheques de 6 centavos" pela produção, perdeu sua casa e que muitos atores e atrizes vivem situação semelhante. O artista foi um dos líderes da mais recente greve de Hollywood, que durou mais de 100 dias.

"Estou recebendo cheques de 6 centavos por 'POSE', uma série pela qual ganhei um Emmy. Seis centavos em cheques residuais. É isso que estamos ganhando. Alguns de nós estão recebendo cheques de seis centavos. Por isso que ficamos em greve por 118 dias", revela Billy Porter. 

Em seguida, o ator manda um recado para os agentes de Hollywood. "Não, vocês não podem mais fazer isso conosco. Todo mundo neste negócio, exceto os que ganham muito dinheiro, está a três meses da falta de moradia. Se você for demitido amanhã e não conseguir um emprego em três meses, você vai estar...", o ator fica em silêncio.

Billy Porter explica que teve que vender sua casa para não ficar sem dinheiro, pois não sabe quando seus próximos trabalhos serão retomados. O ator irá estrelar uma cinebiografia sobre o icônico escritor e ativista James Baldwin.

"A vida de um artista, até você fazer dinheiro suficiente - o que eu ainda não fiz - ainda é aquela de salário em salário. Eu deveria estar em um novo filme e em uma nova série a partir de setembro. Mas nada disso está acontecendo", revelou o artista.

Billy Porter também criticou a postura do CEO da Disney, Bob Iger, que criticou os grevistas e afirmou que eles não estavam sendo "realistas" com suas demandas.

"No final dos anos 50, início dos anos 60, eles estabeleceram uma maneira de compensar os artistas adequadamente por meio de pagamentos de cheques residuais... Aí o streaming entrou. Não há contrato para isso. E eles não precisam ser transparentes com os números - não são mais as classificações de Nielsen [que importam]", disse Porter.

Em seguida, o ator criticou as empresas de streaming. "As empresas de streaming são notoriamente opacas com suas cifras de audiência. O negócio evoluiu. Portanto, o contrato precisa evoluir e mudar, ponto. Ouvir Bob Iger dizer que nossas demandas por um salário digno são irreais? Enquanto ele ganha US$78 mil por dia? Eu não tenho palavras para isso, exceto: vai se f***", afirmou o astro da série "POSE".

Além disso, o ator fez referência sobre um artigo publicado no Deadline. "Então, para a pessoa que disse, 'vamos deixá-los passar fome até que eles tenham que vender seus apartamentos' - você já me deixou passar fome".