Depois de 118 dias de greve a SAG-AFTRA (sindicato dos atores) chegou oficialmente a um acordo provisório sobre um novo contrato de três anos com os estúdios, uma medida que anuncia o fim da greve dos atores de 2023.
O sindicato aprovou o acordo por unanimidade na quarta-feira, anunciou o SAG-AFTRA. A greve terminará às 12h01 (17h01, no Brasil) desta quinta-feira, 9. Na sexta-feira, o acordo irá ao conselho nacional do sindicato para aprovação.
O acordo provisório foi anunciado pouco antes do prazo final, às 17h, que a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) havia estabelecido para que o sindicato desse sua resposta sobre se havia um acordo sobre sua última proposta.
Num comunicado na quarta-feira à noite, a AMPTP afirmou:
“O acordo provisório de hoje representa um novo paradigma. Dá à SAG-AFTRA os maiores ganhos contratuais na história do sindicato, incluindo o maior aumento nos salários mínimos nos últimos quarenta anos; um novo resíduo para programas de streaming; extensas proteções de consentimento e compensação no uso de inteligência artificial; e aumentos consideráveis ??de contratos em itens em geral. A AMPTP está satisfeita por ter chegado a um acordo provisório e espera que a indústria retome o trabalho de contar grandes histórias.”
A greve da SAG-AFTRA ocorreu no meio de uma greve de roteiristas em Julho e deu ao sindicato uma força extra no início das suas negociações com a AMPTP. Quase imediatamente, a maioria das produções sindicalizadas restantes dos EUA que operavam sem roteiristas foram encerradas, incluindo Deadpool 3 e Venom 3.
Um estrategista do Instituto Milken estimou que as greves custaram, só à economia da Califórnia, pelo menos 6 bilhões de dólares.
Com o acordo, muitas produções poderão ser finalizadas e outras finalmente iniciadas. Entre elas, a segunda temporada de The Last of Us.
Leia mais postagens e crônicas de Antonio Mello aqui na Fórum e no Blog do Mello.
PIX para o autor: blogdomello@gmail.com