A atriz Isis Valverde, da TV Globo, acionou advogados após a divulgação de "nudes" atribuídos a ela nas redes sociais.
As fotos que mostram supostamente a artista nua são, na verdade, montagens com imagens que ela publicou nas redes sociais.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM:
Isis Valverde diz que foi agredida ao publicar foto amamentando: "Nossos seios foram feitos para isso"
Pornô de revanche: Patrões, maridos e pais são denunciados por vazamentos de ‘nudes’
A informação foi divulgada pela jornalista de celebridades Fabia Oliveira, no portal Metrópoles, que procurou a atriz. Em nota, Isis Valverde afirmou apenas que seu escritório de advocacia já foi acionado para que a questão seja resolvida.
Te podría interesar
O vazamento dos chamados "nudes", as fotos nuas, é considerado um crime cibernético, que pode ser punido com a prisão tanto para quem divulga, quanto para quem propaga a publicação.
A lei 13.772/2018 conhecida por lei Rose Leonel, pune o registro não autorizado, incluindo montagens. Já a lei 13.718/18, penaliza pela divulgação de cenas de estupro, sexo ou pornografia sem o consentimento da vítima.
Sobre a exposição das imagens, também aplica-se a Lei 13.718/18, no artigo 218-C do Código Penal. Conforme a redação, expor imagens íntimas de terceiros pode acarretar de um a cinco anos de prisão, além de indenização por danos morais e materiais à vítima.
Cerca de 7,5 mil pessoas foram vítimas de vazamento de nudes entre 2019 e 2023, apenas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As mulheres representam 85% dos casos, sendo que 288 delas são adolescentes ou crianças. As informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à informação pelo portal G1.
Ainda de acordo com o levantamento, 75% das vítimas apontaram uma relação de amizade, familiar ou amorosa com o propagador do conteúdo.