ATAQUE

Mãe de Larissa Manoela explica por que chamou família de namorado de “macumbeira”

A família do ator André Luiz Frambach segue o espiritismo; Silvana Taques foi intimada a depor por crime de intolerância religiosa

Silvana Taques.Créditos: Reprodução/SBT
Escrito en BLOGS el

Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, tentou se justificar e explicar por que se referiu aos familiares do ator André Luiz Frambach, namorado da filha, com termo ofensivo e desrespeitoso.

Em uma mensagem destinada a Larissa, no final de 2022, Silvana usou a frase “família macumbeira”, sobre os pais do genro.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Silvana afirmou: “Estas palavras foram ditas em momento de extrema tristeza e que ela não tinha nenhuma intenção de ofensa”, alegou a mãe de Larissa, em comunicado ao Fofocalizando, no SBT.

Ela revelou, também, que está reunida com seus advogados depois da queixa-crime contra ela por suposta intolerância religiosa.

A denúncia foi feita pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, junto com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

“A configuração desse ato discriminatório apresenta-se como formas contemporâneas do racismo, que objetiva preservar a incolumidade dos direitos da personalidade, como a essencial dignidade da pessoa humana”, destaca um trecho do documento.

Silvana Taques é intimada pela polícia a depor por intolerância religiosa

A mãe de Larissa Manoela acabou sendo intimada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro a depor, ainda de acordo com o Fofocalizando. Silvana é investigada por crime de intolerância religiosa.

A defesa informou que desconhece o prazo estipulado para depoimento pela polícia. Porém, caso não se apresente, ela pode ser conduzida coercitivamente à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), responsável pelo caso.

Relembre o caso

Na véspera do Natal de 2022, em troca de mensagens com a filha, Silvana debochou da religião do namorado da atriz. “Esqueci de te desejar... que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”.

As pessoas que ocupam uma função pública têm uma responsabilidade dobrada em cima daquilo que afirmam, inclusive publicamente, porque isso repercute, reverbera, influencia e cria um ambiente falso de tolerância. No caso que estamos falando aqui, não se permite não só por previsão legal, mas também por orientação da própria lógica do Estado Democrático de Direito”, avaliou o advogado Carlos Nicodemos, autor da notícia-crime.

A frase preconceituosa aparece na sequência de um diálogo entre Silvana e Larissa exibido pelo Fantástico, na Globo, no domingo (20). A mãe mandou a atriz “ir à merda”, depois de receber um texto em que a artista desejava um feliz Natal e lamentava a ausência dos pais na casa do namorado.

O pai de Larissa Manoela, Gilberto Elias Santos, é evangélico e a mãe, católica. A atriz estudou em um colégio adventista (da Igreja Adventista do Sétimo Dia), mas se define como católica. Já André Luiz Frambach e sua família seguem o espiritismo kardecista.