DIÁRIO DA CHINA

Grande Pátria na China: Argentina, Brasil e Uruguai com o rock chinês

Uma manhã com um ícone do rock indie chinês Yang Haisong, vocalista da P.K.14

Créditos: Pablo Coppari - Argentina, Brasil, Uruguai e China unidos pelo rock
Escrito en BLOGS el

Nesta quinta-feira (8) tive o privilégio de acompanhar os colegas uruguaio, Eduardo Delgado, e argentino, Pablo Coppari, em uma entrevista com o vocalista e produtor Yang Haisong, da banda de rock chinesa P.K.14, abreviação para Youth Public Kingdom (Reino Público da Juventude, em tradução livre).

Um encontro entre a Grande Pátria Latina - Argentina|Brasil|Uruguai, que além da tríplice fronteira compartilha a paixão pela música, com um dos ícones do rock indie da China. Uma prova viva e musical de que o rock and roll não tem barreiras idiomáticas nem geográficas e que é um idioma universal e um caminho para a amizade internacional.

Deixamos o complexo onde moramos de táxi até a Embaixada do Uruguai e, de lá, na companhia da tradutora chinesa Floresta, que fala espanhol, fomos até o estúdio de Yang. Conversamos sobre a trajetória da banda, o cenário da cena de música underground em Beijing, sobre o método criativo dele - que é o compositor  - entre outros temas.

Delgado e Coppari fizeram as perguntas em espanhol com a tradução para o chinês. Yang respondeu em chinês com tradução para o espanhol. Eu compreendi os temas gerais, mas meu portunhol não é tão avançado para entender tudo em detalhes.

Compreendi que no final da década de 1990 a cena musical do rock chinês era bem mais amadora, embora marcada pela criatividade, do que na atualidade. A ascensão econômica da China impactou a condição da indústria fonográfica e hoje existe um mercado consolidado. Ele, inclusive, atua como produtor de diversas bandas, suporte com o qual não contou no início da carreira. Sobre a composição das canções, Yang explicou que escreve sobre o cotidiano e sentimentos. 

Pablo Coppari - Yang Haisong nos recebeu em seu estúdio em Beijing. 

Em inglês, perguntei sobre as bandas ocidentais que mais o influenciaram. Ele comentou que tem dificuldade de escolher apenas uma e citou várias: The Rolling Stones, The Beatles, The Clash, The Cure, Depeche Mode…

A P.K.14 tem o estilo musical pós-punk e indie rock e tem sido influente na cena rock chinesa desde que o primeiro álbum, lançado em 2001. Eles são chamados de "estadistas mais velhos da cena rock de Beijing" pelos fãs. Formada em 1997 em Nanjing, capital da província de Jiangsu, no sul da China. Em 2001, os integrantes mudaram para a capital chinesa. 

Eles são um dos cinco grupos selecionados pela revista estadunidense Time como as melhores bandas da Ásia em 2008. A P.K.14 canta exclusivamente em chinês mandarim e já foi elogiada pela crítica especializada pelo som "afiado, pós-punk" e pela "profundidade lírica que cria uma barragem esmagadora de belo caos pós-punk".

Além de atuar na P.K.14, Yang também é um produtor musical muito procurado na China. Ele trabalha principalmente com as gravadoras de Beijing Maybe Mars, Modern Sky e Genjing Records para produzir trabalhos de Carsick Cars, Birdstriking, Skip Skip Ben Ben, The Dyne, Goodnight Goodluck, Alpine Decline, Fallacy, Doc Talk Shock, Dream Can e o próprio projeto paralelo, a dupla de ruído lo-fi Dear Eloise.

Com Yang no vocal, a formação atual da banda tem Xu Bo na guitarra, Shi Xudong no baixo e Lei Tantan na bateria. 

Aumenta o volume e curte o som da P.K14:

 

Até amanhã!