DIÁRIO DA CHINA

Descobri o rock chinês e estou adorando

Música é um dos aspectos que mais me fascinam em uma cultura que estou desbravando, na China não seria diferente

Créditos: Wikimedia Commons - Show de Cui Jian em 24/12/89 com os cinco grandes marxistas no cenário: Lênin, Marx, Mao, Engels e Stálin.
Escrito en BLOGS el

Aos sábados eu curto a minha folga. Pela manhã, fui ao salão de beleza para um 'Barbie Day' e conheci um serviço de manicure e pedicure em Beijing. Enquanto fazia pé e mão, passava na tevê uma espécie de 'The Voice' chinês que me despertou a curiosidade sobre a música contemporânea da China.

Depois de passar no mercado e almoçar, comecei a pesquisar o que o público chinês gosta de escutar. Uma amiga do Brasil, Cynara Menezes - editora do Socialista Morena e apresentadora do Brocou na Internet e do Programão da Fórum - já havia me indicado a cantora Lily Chao, com o primeiro álbum de 1968 e cujo repertório é de músicas folclóricas. Gostei bastante. 

Pesquisei sobre música pop, que não é bem meu gênero preferido, mas que acho que mostra bastante da atualidade da cultura do país. Tem de tudo: boy bands e girls bands, muita música romântica, rap. Me despertou a curiosidade ainda mais e fui buscar se havia rock and roll na China.

Wikemedia Commons - Cui Jian é o pai do rock chinês. 

Eis que descobri Cui Jian e fiquei fascinada. Passei o resto do final de semana buscando informações sobre ele e a música underground chinesa. A pesquisa ainda está em curso, mas compartilho com vocês alguns fatos curiosos que consegui apurar. 

Cui é um cantor, compositor, trompetista e guitarrista nascido em Beijing em 1961. É considerado "O Pai do Rock Chinês". Ele abandonou a carreira como trompetista na Orquestra Sinfônica de Pequim para se dedicar ao rock, inspirado por nomes como Simon e Garfunkel, John Denver, The Beatles, The Rolling Stones e Talking Heads.

O início da carreira como roqueiro foi em bandas, como a Qi He Ban. Em 1985 ele deu início à trajetória solo e se transformou no músico mais bem-sucedido e influente da história do rock chinês. Em 1989 Cui lança o primeiro álbum de rock real da China, que hoje é considerado um clássico do gênero no país: 'Rock and Roll on the New Long March'. 

Ele abriu as portas para outras bandas de rock que surgiram a partir de 1989, como a Black Panther Band e Tang Dynasty, que também vale muito a pena ouvir. Você pode conhecer o rock chinês no Spotify e no YouTube. Coloquei o link para uma playlist que estou fazendo com músicas chinesas no final desse texto. 

Nessa pesquisa, me chamou a atenção a existência de um gênero musical que é marcado pelo forte espírito crítico que questiona valores dominantes. O rock clássico nasceu para enfrentar a cultura industrial capitalista moderna. Atualmente, no ocidente, esse traço rebelde foi incorporado pelo mainstream. 

Aqui na China, uma civilização que iniciou há sete décadas a longa marcha para construir um socialismo com características chinesas, o gênero preserva a cultura industrial antimoderna. Temas culturais são muito comuns e várias canções retratam a imagem urbana turva em processo de modernização e questionam a chamada "civilização".

Então, sugiro que você reserve um tempinho para conhecer mais essa contradição da China moderna e que tem um som muito legal. Aumenta o volume, porque é rock and roll.


PS.: Estou fazendo uma playlist de músicas chinesas no meu Spotify que tem vários estilos. Deixo aqui para quem quiser conferir.