Um vídeo da TV Globo está sendo compartilhado por perfis bolsonaristas nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem. Nele, a apresentadora Renata Lo Prete informa que o TSE formou maioria para rejeitar a candidatura de Lula (PT).
O vídeo é de 2018, quando de fato o TSE barrou a candidatura do ex-presidente. Os registros de candidaturas deste ano ainda não foram julgados. Lula deixou a prisão em novembro de 2019 e, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações e tornou o ex-presidente elegível.
Outra das principais fake news compartilhadas pelos bolsonaristas nas últimas horas também coloca em dúvida a candidatura do petista para tentar confundir os eleitores. Eles afirmam que Lula não teria entregue parte dos documentos e que, portanto, a candidatura não seria aprovada.
O PT e a federação partidária Brasil da Esperança – formada por PT, PCdoB e PV - pediram ao TSE o registro da candidatura em 21 de julho deste ano. Os requerimentos de registro de candidatura e outros documentos estão disponíveis para consulta pública, no sistema DivulgaCandContas.