Sampaoli dará certo se jogar no esquema Neymar e + 10
Perto de assinar com o Santos, treinador argentino não poderá contar com intensidade de seu maior craque
O argentino Jorge Sampaoli é o favorito para assumir a direção do Santos. Tornou-se o nome natural após recusas de Dorival, Tite e Luiz Castro.
As lembranças de seu trabalho em 2019 - excelente trabalho, que levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro - superam as lembranças de seus fracassos seguintes no Galo, Flamengo, Rennes e seleção argentina, este em 2018. Esquece-se também a maneira litigiosa como deixou o Santos, vencendo o clube na Justiça.
Duas características de Sampaoli precisam ser analisadas. Ele gosta de reforços, pede muitas contratações. É bom para fazer dupla com Alexandre Mattos, do Cruzeiro. E o Santos, que trouxe Neymar, não está com dinheiro sobrando.
Sampaoli gosta de intensidade. É a característica maior de seu trabalho: sempre muita pressão no homem da bola, velocidade, jogo vertical.
E ele não terá isso de Neymar.
Não por estrelismo, não por recusar-se a ajudar na marcação, nada disso. Apenas porque Neymar tem 33 anos e vem de uma contusão que o tirou das competições por um ano. Não será intenso apenas por não conseguir ser intenso.
A tarefa de Sampaoli é fazer com que fez jogadores corram por Neymar. Corram para que ele brilhe. Nada mais justo. Nada mais natural.
É a missão de Sampaoli. É a salvação do Santos.