Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte. É o nome de um órgão do governo espanhol. Geralmente, quando é assim, todo pomposo, fica a impressão de que é algo criado para não funcionar, feito apenas para dar uma satisfação diante de um caso grave, como é o racismo.
Não tem sido assim, ainda bem. A Comissão anunciou uma multa de 60 mil euros, aproximadamente 370 mil reais a um torcedor que praticou racismo no twitter a Vinícius Jr. Além da multa, o racista está proibido de frequentar recintos esportivos por dois anos.
Te podría interesar
Não é a primeira punição. Em julho, dois torcedores foram condenados a oito meses de prisão por insultos raciais a Vinícius e ao alemão Rüdger. E, em junho, foram três torcedores do Valência condenados a oito meses de prisão e a ausência em recintos esportivos por dois anos.
Os atos de racismo contra Vinícius Jr são constantes. Ele não se cala, reage e recentemente disse que, se a Espanha não tomar posição, deveria perder o direito de ser sede da Copa do Mundo de 2030.
Te podría interesar
A Espanha foi escolhida, juntamente com Portugal e Marrocos. A abertura será em Montevidéu e Argentina e Paraguai receberão as partidas de estreia de suas seleções.