"Não vou encerrar aqui hoje. Como eu já tinha falado antes, vou até a Olimpíada de Loa Angeles", afirmou Rafaela Silva, campeã olímpica de 2016, após ser derrotada na luta pelo bronze pela japonesa Hanuka Funakubo em uma luta que foi até os 5min06s do golden score. Rafaela tem 32 anos e tem também dois títulos mundiais.
A decisão da luta veio depois de consulta ao vídeo. Foi decidido que Rafaela havia usado um ato irregular para se equilibrar diante do ataque de Funakubo. Ela não contestou a marcação. "É uma regra nova feita para proteger os atletas. Dizem que quando tem apoio de cabeça, corre o risco de machucar a cervical. Eu acho que não encostei a cabeça, mas é a regra, hoje foi contra mim".
Te podría interesar
Ela sofreu uma contusão na luta. "Na primeira entrada, eu desequilibrei e cai. Senti meu joelho e não consegui fazer mais nada. É a perna que uso para meu golpe preferido, o uchi-mata".
Rafaela estreou contra Maysa Pardayea, do Turcomenistão. Venceu com chave de braço com 1min46s. Em seguida, passou pela georgiana Eteri Liparteliani. Ela conseguiu um waza-ari com 18 segundos e outro com 1min39s.
Te podría interesar
A primeira derrota veio na terceira luta, contra a campeã mundial Mimi Huh, de 21 anos, da Coreia. Rafaela perdeu no golden socre, com 2min19s. Sofreu uma imobilização de dez segundos.
Ela volta a lutar no sábado, na disputa mista por equipes.