CAMPEONATO BRASILEIRO

Santos ganha com dedo de Marcelo Fernandes; Corinthians empata jogo maluco

Em Salvador, Furchs fez o gol da virada, nos acréscimos. Virada? Houve duas em Itaquera e jogo de oito gols terminou empatado. Os dois paulistas continuam ameaçados pelo rebaixamento

Furchs fez o gol da virada do Santos contra o Bahia.Créditos: Twitter Santos/Reprodução
Escrito en BLOGS el

Os dois times paulistas que lutam contra o rebaixamento - mais o Santos que o Corinthians - saíram ilesos dos jogos de ontem. O Santos venceu o Bahia, em Salvador, por 2 x 1, de virada, e o Corinthians empatou com o Grêmio em Itaquera, por 4 x 4. Na próxima rodada, o Santos recebe o Vasco - outro ameaçado pela degola - e o Corinthians, o líder Botafogo.

Quem não acompanha o futebol brasileiro e viu o jogo do Santos, não acreditaria que o time vinha de três derrotas seguidas e lutando embaixo na tabela. O interino - talvez seja efetivado - Marcelo Fernandes mudou o esquema, apostou em três zagueiros - Joaquim, Basso e o lateral Dodô - e nos alas Kevyson e Lucas Braga. E foi para cima do Bahia. Teve quatro chances nos primeiros cinco minutos. Era um Santos realmente diferente. Jogadores ligados e mostrando respeito ao clube.

O jogo era muito importante. Se perdesse, o Santos ficaria sete pontos atrás do Bahia, que também está mal no campeonato. Era preciso vencer. E a vitória veio não apenas por causa do comportamento profissional e da intensidade em campo. Os gols vieram de jogadas ensaiadas, foram nitidamente fruto de trabalho durante os dias que antecederam o jogo. Duas cabeçadas de Joaquim que encontraram primeiro Marcos Leonardo e, já no final, Furchs.

O próximo jogo do Santos também será de seis pontos, contra um Vasco que está em ascensão depois da chegada de Ramón Diaz. Valendo seis, três ou nove, não interessa, todos os jogos do Santos serão decisivos. E, se a vitória contra o Bahia, não serviu para tirar o time do Z-4, deixou claro que há possibilidade de luta e de jogos dignos a partir de agora.

Em Itaquera, jogo de oito gols. Muito gostoso de ver para um iniciante em futebol, gols em profusão, mas a verdade é que os torcedores corintianos podem continuar preocupados. Os seis minutos finais do primeiro tempo foram eletrizantes, com três gols que concretizaram a primeira virada, mas é melhor ficar de olho principalmente nas falhas defensivas do Corinthians, que permitiram muitas facilidades ao Grêmio. Havia espaços generosos a serem ocupados.

Com três a dois no final do primeiro tempo, era possível respirar aliviado. Nada disso. O Grêmio fez mais dois em 15 minutos, mostrando novamente como estava fácil jogar. Depois, Giuliano empatou.

A tabela mostra o Corinthians com 27 pontos, três a mais que o Santos, o primeiro do Z-4. E o time de Luxemburgo tem um jogo a menos. Falando assim, não é tão desesperador, mas o futebol apresentado não é para deixar ninguém sossegado. É preciso estar atento sempre, porque América, Vasco e - quem sabe? - o Santos estão ascendendo. Se não jogar melhor, o Corinthians vai sofrer.