GUERRA

Míssil Fattah: como funciona uma das principais armas militares do Irã

Guarda Revolucionária Iraniana anunciou que o míssil balístico hipersônico havia sido usado para atingir alvos israelenses na quarta-feira (18), mas qual o seu real potencial?

Um caminhão carrega um míssil balístico hipersônico iraniano Fattah durante o desfile militar
Um caminhão carrega um míssil balístico hipersônico iraniano Fattah durante o desfile militarCréditos: AFP
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (18), a Guarda Revolucionária Iraniana anunciou que o míssil balístico hipersônico Fattah havia sido usado para atingir alvos israelenses no início do dia, provando que seria capaz de penetrar a rede de defesa aérea multicamadas de Israel.

No Irã, é a Guarda Revolucionária a corporação responsável por operar o arsenal de mísseis balísticos do país. Após o lançamento, a força militar emitiu uma nota celebrando o ataque. "Os poderosos e altamente manobráveis mísseis Fattah abalaram repetidamente os abrigos dos covardes sionistas esta noite, enviando uma mensagem clara da força do Irã ao aliado belicista de Tel Aviv, que continua a viver em ilusões e falsas suposições", dizia o texto.

Mas qual é o potencial de fato deste míssil?

Hipersônico

Em 2022, o Irã anunciou o desenvolvimento deste míssil, apresentado oficialmente em 6 de junho de 2023. O Fattah-1 foi exibido durante uma cerimônia em Teerã com a presença de autoridades do país, incluindo o presidente da época, Ebrahim Raisi, e altos comandos da Guarda Revolucionária.

Trata-se de um míssil balístico hipersónico desenvolvido pela Força Aeroespacial do IRGC. O seu nome significa "vencedor" em árabe, ou "aquele que invade e conquista as fortalezas inimigas nas guerras". Foi o líder iraniano Ali Khamenei quem lhe deu este nome.

Os mísseis balísticos são considerados o meio mais potente de Teerã para atingir Israel e os iranianos possuem uma grande variedade deles, o que inclui o Fattah, que pode voar em trajetórias hipersônicas (não balísticas) pela atmosfera, o que torna sua interceptação mais difícil.

Mudanças de trajetória

Com 12 metros de comprimento, o Fattah é altamente manobrável, com um bocal móvel que permite ao operador controlar a trajetória e a orientação do míssil. Ele se desloca a mais de cinco vezes a velocidade do som, podendo atingir alvos a velocidades entre Mach 13 e Mach 15 (15.000 km/h), com um alcance de até 1.400 quilômetros. 

Funciona com combustível sólido, utiliza um sistema de propulsão de estágio único e pode transportar 200 quilos de explosivos, de acordo com uma reportagem do Iran Watch

Segundo os meios de comunicação iranianos, o mísseis da família Fattah (1 e 2) podem ser instalados no contratorpedeiro Damavand-2 da classe Mogh, o que torna mais perigosa a frota naval do Irã.

Arsenal

Ainda que o Fattah seja uma arma poderosa, não há informações oficiais confiáveis sobre a quantidade exata de mísseis desse tipo que o Irã possui.

Antes das recentes hostilidades com Israel, estimava-se que o país persa tinha cerca de 2.000 a 3.000 mísseis balísticos de todas as variantes. Os Fattah provavelmente representam uma fração menor desse total, representando dezenas ou centenas, já que mísseis hipersônicos são caros e complexos de produzir.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar