Outro esporte é o escambau! Botafogo vence campeão europeu e orgulha futebol brasileiro
Campeão da América derrota o campeão da Europa, quebrando tabu que vinha desde 2012
Não, não é outro esporte. O futebol brasileiro pode , sim, vencer um time europeu.
O Botafogo sempre esteve presente nas maiores glórias do futebol brasileiro, com craques como Garrincha, Didi, Jairzinho, Zagallo...Agora, com um elenco mais modesto e muita aplicação tática, acabou com um tabu que vinha desde 2012 - quando o Corinthians venceu o Chelsea - e derrotou um europeu em um Mundial de Clubes.
E não é um europeu qualquer, como o Porto que perdeu para o Inter Miami. É o PSG, campeão da Europa com 5 x 0 sobre a Internazionale na final. E que havia feito 4 x 0 no Atlético de Madri na estreia do Mundial de Clubes.
O Botafogo venceu com uma postura defensiva perfeita. O bloco formado elos zagueiros Jair e Barbosa e pelos volantes Allan, Marlon Gomes e Gregore funcionou perfeitamente. Os laterais Vitinho, Alex Telles e depois Cuiabano cumpriram seu papel.
O gol saiu com passe de Savarino para Igor Jesus. Lindo passe, definição resvalando em Pacho e enganando Donnaruma. E houve outra chance no segundo tempo, com Arthur estragando passe de Igor Jesus.
Os analistas do PSG devem estar debruçados, de forma desolada os números: 75% de posse de bola, 16 chutes contra quatro e dez escanteios contra um, para tudo terminar com chutes de fora da área e chuveirinhos.
E vitória do futebol brasileiro, do mesmo jeito que o São Paulo venceu o Liverpool e o Inter venceu o Barcelona: muita força defensiva e um contra-ataque bem feito.
O Botafogo chegou a seis pontos e vai enfrentar o Atlético de Madri, que tem três. O PSG, que tem três, vai pegar o fraco Seattle. Pode haver empate triplo com seis pontos. Mas, como o Atlético perdeu de quatro para o PSG, leva grande desvantagem no saldo.
Tudo pode acontecer, mas a história foi feita. Ou, foi retomada