CYNARA MENEZES
Foi como alguém disse no twitter: "Eu sinto que nada faz o Macron tão feliz quanto estar perto do Lula". As fotos do presidente francês Emmanuel Macron com o brasileiro fizeram a festa nas redes sociais por conta do clima de "encantamento" entre os dois governantes. Macron, que nunca gostou de Bolsonaro por conta dos insultos que o ex-presidente dirigiu à sua esposa, Brigitte, adora Lula. E é correspondido.
Na visita à ilha do Combu, na orla de Belém, logo uma tuiteira antenada apontou que a atmosfera de "o amor está no ar" deixava as fotos um tanto parecidas com um... ensaio de casamento. O tweet teve quase 1 milhão de visualizações e a zoeira começou.
As fotografias e o cenário realmente ajudaram, e as trocas de olhares entre os dois presidentes reforçaram a comparação. A pose sob a gigantesca Sumaúma é digna dos melhores álbuns de casamento, não?
Até o celebrante da cerimônia fo detectado: o cacique Raoni.
Macron parece ter entrado na brincadeira. "Caminhando! De mãos dadas!" Ou foi coincidência?
E a imprensa francesa já descobriu o trending. "A web brasileira compara as fotos de Macron e Lula na Amazônia a um ensaio de casamento. E é verdade que é perturbador", publicou o correspondente do Le Monde no Brasil, Bruno Meyerfeld.
Quem não gostou foi o Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense. O amor acaba, chérie!
Tudo bem, Macron. Janja não é ciumenta –aliás, ela se dá superbem com Brigitte. Mas nós, brasileiros, queremos que você traga o "dote": apoio ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Senão acabou o romance.