LARISSA MANOELA

Caso Larissa Manoela: o impacto de pais narcisistas

Repercussão do processo da atriz levanta assunto ‘tabu’ sobre narcisismo no ambiente familiar

Larissa Manoela e os pais Gilberto Elias e Silvana Taques.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BLOGS el

Muitas pessoas ficaram assustadas e revoltadas com a situação da atriz Larissa Manoela, após maior exposição neste domingo (13), no programa do Fantástico, da Rede Globo. Para além do espanto ao verem os pais, Gilberto Elias e Silvana Taques, com posse de maior parte do dinheiro de Larissa, o que chocou os internautas foi a reação deles pela atriz tentar administrar a própria vida financeira. 

Larissa Manoela trabalha como atriz desde criança. Sem poder administrar seu dinheiro, os pais tomavam conta de sua vida financeira. Porém, mesmo ao fazer 18 anos, a atriz continuava dependendo do aval dos pais para gastar seu dinheiro - mesmo que fosse para comprar um milho na praia. Com três empresas em seu nome, Larissa também só detinha 2% do capital de uma delas, enquanto os pais somavam os outros 98%. Ao pedir o acesso justo, a atriz e cantora precisou enfrentar ação judicial, mas o pior foi ver seus pais preferindo o dinheiro à relação com a filha.

Larissa decidiu abrir mão de uma riqueza de R$ 18 milhões para evitar maiores conflitos com os pais. Como resposta, foi chamada de “ingrata” pela mãe, que também declarou: “porque eu vou ser bem sincera pra você, Larissa. Eu nunca quis nada teu. Nada. Vou te falar uma coisa, moça. Pra você, eu só vou ser título de mãe. Quando falar 'mãe' pra você, você só vai ter o título de mãe. E é isso”, em áudio enviado para a atriz.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A reação dos pais trouxe à tona um assunto pouco debatido e que ainda enfrenta muito tabu: pais e mães narcisistas. Para esclarecer e combater o preconceito ao assunto, é preciso entender o que é e quais os impactos de uma relação com progenitores com transtorno narcisista.

O que é narcisismo

O transtorno se caracteriza pela exaltação exagerada do eu. Uma pessoa narcisista tem uma opinião elevada sobre si, precisa de admiração constante de outros e inferioriza terceiros. 

Quando essas características vêm de pais e mães, os efeitos negativos na saúde mental dos filhos podem ser severos.

Como identificar

Exploração dos outros, reações de raiva e humilhação diante da crítica, empatia limitada, manipulação e chantagem e sinais de arrogância estão entre os principais sintomas de uma pessoa narcisista. Uma mãe com o transtorno também tende a controlar excessivamente seus filhos, e ver a independência deles como uma ameaça.

Romper com a visão “romantizada” dos pais

O principal tabu em torno do assunto é ter que romper com a visão de que os pais - mas principalmente a figura da mãe, deve ser sagrada independente da relação que estabelece com os filhos. 

Nas redes sociais, muitas pessoas se manifestaram em relação a isso:

Reprodução: Instagram
Reprodução: Instagram
Reprodução: Instagram

 

Impactos nos filhos

A psicóloga comportamental Ana Maria Coelho, em entrevista à CNN, alerta para os impactos de pais narcisistas sobre os filhos.A falta de suporte emocional adequado pode influenciar escolhas de carreira e a maneira como eles se veem no mundo”, disse, e listou alguns efeitos:

  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade;
  • Dificuldades de estabelecer limites saudáveis;
  • Comprometimento do desenvolvimento emocional, social e acadêmico.