No dia 7 de março de 1999, o mundo perdeu um dos grandes cineastas do século XX: Stanley Kubrick, que filmou alguns clássicos, entre eles, “O Iluminado” (1980), “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, “Laranja Mecânica” (1971), “Nascido Para Matar” (1987) e muitos outros.
Kubrick, além de ser um gênio por detrás das câmeras, também era um grande roteirista e com a sua morte surgiram uma série de rumores sobre roteiros finalizados, mas que nunca foram filmados.
Dois deles já são conhecidos: Inteligência Artificial, que virou filme pelas mãos de Steven Spielberg, em 2001. O outro roteiro de Kubrick que se sabia finalizado, mas que o diretor nunca conseguiu viabilizar, é a cinebiografia de Napoleão, o tirano rei francês.
Porém, durante coletiva no Festival de Berlim, Steven Spielberg, que era muito amigo de Kubrick, revelou que o roteiro de "Napoleão" será adaptado para uma minissérie de sete episódios para a HBO.
"Com a cooperação de Christiane Kubrick (atriz, produtora e viúva de Stanley) e Jan Harlan, estamos montando uma grande produção para a HBO baseada no roteiro original de Stanley", disse Spielberg, que ficará responsável pela produção de "Napoleão".
Stanley Kubrick pretendia realizar "Napoleão" depois de "2001 - Uma Odisseia no Espaço" e mergulhou em pesquisas sobre o personagem e a Revolução Francesa. O plano de Kubrick envolvia filmagens na Romênia, Reino Unido e França.
Não há previsão de lançamento para "Napoleão".