Cultura

Autoritarismo na América Latina e crítica social em novo livro de Javier A. Contreras

“Animais Tropicais” será lançado na Livraria Realejo, em Santos, litoral paulista, com a presença do autor; confira detalhes

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Autoritarismo na América Latina e crítica social em novo livro de Javier A. Contreras
Javier A. Contreras. Guaíra Maia/Divulgação Companhia das Letras

Um passeio por diferentes vertentes literárias, como thriller e horror, com ênfase em reflexões críticas, em diálogo com os descaminhos sociais e políticos da América Latina e suas adesões ao autoritarismo.

Assim pode ser resumido “Animais Tropicais” (Companhia das Letras), novo livro do escritor Javier A. Contreras. A obra será lançada em Santos, no litoral paulista, neste sábado (29), a partir das 16 horas, na Livraria Realejo, com a presença do autor.

“O livro passeia por gêneros como o suspense e até o horror, mas sempre a favor da história, que trata de questões políticas e sociais sobre o país e a formação de seu povo. É como uma reflexão sobre nossa identidade, formada pela violência da colonização, da desigualdade, da ditadura militar e tantas outras violências que tem reflexos na maneira do brasileiro ser e agir”, analisa Javier.

A apresentação da editora descreve o enredo dessa forma: “Uma dupla de jornalistas, Emílio e Sara, viaja a uma comunidade isolada de floricultores atrás de informações sobre um colega misteriosamente desaparecido. Enquanto os dois são forçados a permanecer na região após um acidente, conhecemos também a história da Terra Luminosa, que se entrelaça à vida de João Salvador - filho do capataz do homem mais poderoso daquelas terras. É nesse espaço bucólico que a família Salvador ascende e, ao mesmo tempo que chega ao poder após décadas de subserviência, tenta preservar no lugar uma espécie de pureza, afastada da degeneração das grandes cidades”.

“Animais tropicais reforça que o mal que nos habita é insondável”, define Ana Paula Maia, escritora e roteirista.

“Em seu novo romance, Javier A. Contreras se prova um mestre do suspense. Com uma prosa inventiva, porém sem abrir mão de uma ótima história a ser contada, Contreras usa o horror, o pop e a crítica social para criar imagens-trauma que traduzem nossos impasses sociais e históricos”, avalia Cristhiano Aguiar, escritor, crítico literário e professor.

A capa do livro - Reprodução

Quem é o autor

Javier Arancibia Contreras nasceu em 1976, na Bahia, filho de pais chilenos exilados após o golpe militar. Foi repórter policial, escreveu um livro-reportagem e quatro romances, entre eles “Soy loco por ti, América”.

Eleito um dos 20 melhores jovens escritores brasileiros pela revista inglesa Granta, foi finalista de alguns dos principais prêmios literários brasileiros, como o São Paulo de Literatura e o Jabuti. Venceu o APCA por “Crocodilo” (2019), publicado pela Companhia das Letras, e que teve os direitos vendidos para o cinema.

Reprodução

Serviço

“Animais Tropicais”, de Javier A. Contreras;

Número de páginas: 176;

Preço: R$ 79,90 | E-book: R$ 39,90;

Lançamento em Santos, litoral paulista: Sábado (29), às 16 horas, na Livraria Realejo, Avenida Marechal Deodoro, 2, bairro Gonzaga.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum