Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, precisou ser internada, nesta terça-feira (15), em Brasília. Ela passou mal após sofrer um episódio súbito de queda de pressão. O fato aconteceu quando ela participava de um compromisso público.
Marina relatou ter sentido fraqueza e tontura. Felizmente, a equipe de médicos que atendeu à ministra descartou complicações graves. Porém, ela precisou ficar em observação.
Te podría interesar
A queda de pressão pode se transformar em algo preocupante em determinados casos. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais para evitar problemas maiores. Trata-se de uma doença silenciosa, o que exige a medição da pressão arterial regularmente.
Sintomas
Alguns sintomas de pressão baixa: dores de cabeça, nas costas e no pescoço; sensação de desmaio; náuseas e/ou vômitos; tontura; fraqueza e cansaço; sonolência; palpitações; palidez.
Te podría interesar
Por que ocorre queda de pressão
Alguns fatores causadores da queda de pressão: deficiência de vitamina B12 e ácido fólico; alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez; desidratação, que é mais comum em idosos ou crianças.
Quando a pressão é considerada baixa
Especialistas preconizam que a pressão arterial é considerada baixa quando está abaixo de 90 x 60 mmHg, ou seja, 9 por 6. Os valores ideais, de acordo com a referência internacional, são ao redor de 12 por 8.
Quanto mais baixo os números apontarem, piores podem ser as consequências. O risco principal, no geral, está na chance de queda ou desmaio, principalmente em idosos.
Os episódios de pressão baixa podem ser breves ou provocar problemas graves. Casos sérios, provavelmente, indicam problemas cardíacos, infecções ou reações alérgicas. Podem ser fatais.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.