SAÚDE

Crianças podem usar desodorante? Veja o que dizem especialistas

Odor nas axilas é comum na puberdade, mas quando surge muito cedo, é preciso ficar atento; saiba os cuidados necessários

Imagem ilustrativa.Créditos: Jimmy Chan/Pexels
Escrito en SAÚDE el

A adolescência é uma fase de muitas mudanças, e uma delas é o surgimento do odor corporal, especialmente nas axilas. Essa alteração fisiológica, comum durante a puberdade, deixa muitos adolescentes em busca de soluções para se sentirem mais seguros e confortáveis. Mas, afinal, quando e como usar desodorante?

Segundo especialistas, a partir dos 8 anos de idade, crianças já podem utilizar desodorantes, desde que sejam livres de álcool, parabenos e alumínio, substâncias que podem causar irritação na pele. Essa recomendação se baseia em diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante ressaltar que desodorantes e antitranspirantes têm funções diferentes. Enquanto os desodorantes mascaram o odor, os antitranspirantes reduzem a produção de suor. Por conta da presença de alumínio em sua composição, os antitranspirantes são indicados apenas para maiores de 12 anos. “Esse tipo de odor pode ser tratado com cremes tópicos de antibióticos e não está relacionado ao início da puberdade ou produção hormonal”, destaca o endocrinologista Miguel Liberato.

Para pais que preferem evitar produtos químicos em seus filhos, Liberato sugere alternativas naturais. "É possível usar o leite de magnésia, que neutraliza os ácidos do suor e reduz a proliferação de bactérias, e o leite de rosas, que atua como antisséptico devido ao óxido de zinco e cloreto de benzalcônio", aconselha o especialista.

O odor nas axilas é comum na puberdade, mas quando ele surge muito cedo, antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos, é preciso ficar atento. De acordo com o endocrinologista, o aparecimento precoce desse odor pode indicar um problema hormonal. Nem sempre esse odor indica que já há o início da produção de hormônios da fase da puberdade, mas, como essa é uma possibilidade, toda criança que apresenta início precoce do odor deve ser investigada para tentar identificar a causa”, diz. 

“Também temos que estar atentos se o início desse cheiro vem acompanhado de acne, aumento de velocidade de crescimento, pelos pubianos e outros sinais de puberdade”, afirma.