PREOCUPAÇÃO

O que se sabe sobre doença autoimune que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

“É uma doença horrível e não sei de onde ela veio, estou procurando algum médico ainda que possa ser especialista neste assunto”, desabafou ela

Adriane Galisteu.Créditos: Reprodução de Vídeo/YouTube Podcringe
Escrito en SAÚDE el

Adriane Galisteu fez uma revelação chocante: uma doença autoimune a fez perder cerca de 60% da audição. Trata-se da otosclerose. A apresentadora relatou que percebeu os sintomas iniciais do problema quando seu filho Vittório tinha 3 anos. Atualmente, o menino tem 14.

“Estou com uma audição muito menor, devo ter perdido uns 60% já. É uma doença horrível e não sei de onde ela veio, estou procurando algum médico ainda que possa ser especialista neste assunto para falar sobre isso porque não tem e não conheço tratamento”, declarou Adriane, em entrevista ao Podcringe.

A otosclerose é uma doença que afeta o ouvido médio e faz com que um dos ossículos que ficam dentro dele, o estribo, fique preso no ouvido, impedindo a vibração. Dessa forma, a transmissão de vibrações sonoras não acontece.

Ossículos são três pequenos ossos que estão localizados no ouvido médio e que são responsáveis por transmitir as vibrações do tímpano para o ouvido interno. Chamam-se martelo, bigorna e estribo.

“Infelizmente, não há uma maneira comprovada de prevenir a otosclerose, pois suas causas exatas não são totalmente compreendidas. Ela pode ter um componente genético e, algumas pesquisas, sugerem que fatores hormonais, como a gravidez, sejam gatilhos”, relatou a audiologista Ariane Gonçalves, especialista em audição da clínica AudioFisa, em Brasília, em entrevista ao Metrópoles.

Sintomas e tratamento

A otosclerose apresenta os seguintes sintomas:

- Perda auditiva progressiva: No início, afeta sons de baixa frequência e tende a piorar com o tempo;

- Zumbido: Algumas pessoas sentem um ruído constante nos ouvidos (tinnitus);

- Vertigem ou desequilíbrio: Em alguns casos, pode ocorrer vertigem leve;

- Dificuldade em ouvir em ambientes com ruídos, o que pode piorar a sensação de perda auditiva.

Conforme a evolução da doença, os pacientes necessitam utilizar aparelhos auditivos. Porém, em situações mais graves, é recomendada a cirurgia chamada estapedectomia, que implica na substituição do estribo do ouvido por uma prótese.

Adriane Galisteu revelou na entrevista que gostaria de se submeter à cirurgia. Porém, só receberá a recomendação caso perca totalmente a audição.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.