DOENÇA GENÉTICA

O que é a Síndrome de Patau, doença genética que vitimou filho de Zé Vaqueiro

Arthur, filho caçula do cantor e Ingra, foi diagnosticado com síndrome no nascimento e morreu após disfunção múltipla dos órgãos aos 11 meses

Zé Vaqueiro, a esposa Ingra Soares e o filho Arthur.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

Na madrugada desta terça-feira (9), a equipe do cantor Zé Vaqueiro confirmou nas redes sociais a morte de Arthur, filho do artista com a esposa Ingra Soares, aos 11 meses de idade. "Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós”, escreveu o casal nas redes.

Arthur, o caçula de Zé Vaqueiro, que nasceu no final de julho de 2023, enfrentou uma série de complicações de saúde desde o nascimento, em decorrência da síndrome de Patau, uma malformação congênita rara causada pela trissomia do cromossomo 13. Após quase dez meses internado, o pequeno recebeu alta hospitalar em maio deste ano, trazendo esperança para todos. 

No entanto, um dia após voltar para casa, Arthur sofreu uma parada cardíaca e precisou ser internado novamente. Zé Vaqueiro e sua esposa tinham outros dois filhos, Daniel e Nicole, sendo Arthur o filho mais novo.

Entenda o que é a síndrome

A Síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do cromossomo 13, é uma condição genética rara causada pela presença de um cromossomo 13 extra em todas ou na maioria das células do corpo. Essa anomalia cromossômica pode levar a diversas complicações de saúde no bebê, como: 

  • Malformações cardíacas congênitas: Problemas estruturais no coração que podem estar presentes desde o nascimento, exigindo acompanhamento médico especializado e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas.
  • Microcefalia: Crescimento anormalmente pequeno da cabeça, que pode afetar o desenvolvimento do cérebro e das habilidades cognitivas da criança.

Outras características:

  • Deficiências intelectuais graves
  • Atraso no desenvolvimento
  • Fenda palatina e lábio leporino
  • Malformações nos membros
  • Problemas de visão e audição
  • Dificuldades na alimentação
  • Convulsões

Embora não exista cura para a Síndrome de Patau, o tratamento visa amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da criança. Os seres humanos geralmente possuem 46 cromossomos em cada célula, com 23 cromossomos herdados do pai e 23 da mãe, embora o número possa variar entre diferentes espécies. Em geral, cada célula possui apenas duas cópias de cada cromossomo, formando um par completo. 

Na Síndrome de Patau, algo diferente acontece: um cromossomo 13 extra surge, alterando o equilíbrio do manual de instruções. Em entrevista ao g1, Cristiana Libardi, geneticista e pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor), esclareceu que a condição “é uma doença genética rara, afeta cerca de um em cada quatro mil nascido vivos”.

“A falha pode ocorrer durante a divisão dos gametas [células reprodutivas] masculino ou feminino, em que em vez de os gametas irem com uma cópia de cada cromossomo, às vezes o gameta vai com uma cópia extra. Ou então há uma divisão errada durante o crescimento do embrião”