SAÚDE

Benefício do azeite de oliva é descoberto por cientistas

Gordura pode ajudar a combater doença que tem aumentado drasticamente nos últimos anos

Azeite de olivaCréditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

Um novo estudo conduzido por cientistas italianos descobriu que o azeite de oliva, um item importantíssimo na dieta de de milhões de brasileiro, pode reduzir o risco de câncer em 13% e de mortes no geral em 21,7%.

Os estudo analisou os dados de saúde de 23 mil pessoas durante doze anos. A nova pesquisa, publicada no European Journal of Clinical Nutrition, afirma que o consumo regular de azeite pode ser a chave para redução de doenças e mais longevidade.

A pesquisa acompanhou 22.892 italianos, dos quais 11.976 eram mulheres e 10.916 eram homens, com uma idade média de 55 anos no início da pesquisa.

"Os benefícios do consumo de azeite de oliva são amplamente documentados na literatura, especialmente em relação à saúde cardiovascular", diz Emilia Ruggiero, líder do estudo.

"No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos do azeite de oliva em relação aos tumores, e a maioria dos dados disponíveis vem de populações não mediterrâneas. É por isso que quisemos investigar o papel desse alimento-chave da dieta mediterrânea também em relação à mortalidade por câncer", completa.

Os dados do azeite

Em média, os estudados consumiam cerca de 23 gramas de azeite de oliva por dia. Quem consumia mais relatou menos problemas crônicos de saúde, além de comerem mais frutas, vegetais, legumes e peixes, e consumirem menos álcool.

Durante os 12 anos de acompanhamento, foram registradas 2566 mortes, incluindo 939 por câncer, 910 por doenças cardíacas e 723 por outras causas.

O consumo de três ou mais colheres de sopa de azeite de oliva por dia foi associado a uma menor chance de morte por qualquer causa e também por câncer.

A análise de biomarcadores mostrou que o maior consumo de azeite de oliva reduziu o risco de mortalidade por todas as causas e por câncer em 21,2% e 13,7%, respectivamente, em comparação com o menor consumo (menos ou igual a uma colher e meia de sopa).

Com dados alarmantes sobre o crescimento do câncer no Brasil e no mundo, o azeite - que anda custando os olhos da cara - pode ser uma alternativa para garantir saúde na dieta.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar