ATENÇÃO

Filha de Neymar é submetida à frenectomia; entenda como é o procedimento

A bebê Mavi, filha do jogador do Al-Hilal da Arábia Saudita e de Bruna Biancardi, tem apenas 5 meses

Neymar, Bruna e Mavie.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

Com apenas 5 meses de vida, Mavie, filha de Neymar e de Bruna Biancardi, foi submetida a uma frenectomia lingual, também conhecida como anquiloglossia. Apesar dos nomes complicados e até assustadores, o procedimento é relativamente simples.

O objetivo é corrigir a chamada língua presa. Depois da recuperação de Mavie, Bruna usou as redes sociais para ressaltar a importância da avaliação dos bebês por um fonoaudiólogo para detectar o problema. Porém, o procedimento, em si, é realizado por um dentista.

A língua presa ocorre quando o frênulo lingual (chamado de freio), uma membrana que conecta a língua à parte inferior da boca, é mais curto do que o normal. Nessas condições, a frenectomia é necessária.

Este tipo de problema em bebês pode provocar prejuízos na amamentação, deglutição e respiração e, em crianças e adultos, atrapalha também a fonação, ou seja, ato de emitir linguagem articulada.

Na cirurgia, o dentista corta o freio lingual para proporcionar maior movimento da língua. O procedimento pode ser realizado em bebês a partir de 3 meses.

Teste da Linguinha

A Associação Brasileira de Odontologia recomenda a realização do Teste da Linguinha. Trata-se de um exame simples e rápido, que observa se existem alterações no freio lingual desde o nascimento.

O diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar.

O freio lingual alterado causa dificuldades na sucção e deglutição, o que aumenta o gasto de energia para a amamentação e, consequentemente, interfere no ganho de peso do bebê.

Caso o problema não seja identificado e corrigido cedo, a alteração pode influenciar no crescimento e no desenvolvimento crânio facial, muscular e cognitivo da criança.

Segundo a associação, o teste deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida ou até 30 dias no máximo.

Temas