CORONAVIRUS

Homem toma 217 doses de vacina da covid e não tem efeitos colaterais

Ele recebeu noventa doses do imunizante em um ano, incluindo oito tipos de vacina diferentes

Créditos: Governo do Estado de São Paulo
Escrito en SAÚDE el

Um homem que tomou 217 vacinas contra a covid-19 está sendo estudado por cientistas. Os pesquisadores estão estupefatos porque ele não passou por nenhum efeito nocivo.

O sujeito, nascido na Alemanha, de 62 anos, tomou 217 doses do imunizante. Apenas em 2022, ele foi vacinado noventa vezes com oito imunizantes diferentes.

Ele tomou todos as vacina de tecnologia mRNA, alvo principal dos militantes e conspiracionistas antivax. Segundo os pesquisadores, este é provavelmente "o indivíduo mais vacinado já registrado",

O estudo foi publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.

Não houve detecção de problemas no sistema imunológico do paciente, que segue sendo mantendo em anonimato, morador de Magdeburgo, Alemanha.

Ele passou a ser investigado por conta da emissão de certificados de vacina irregulares. Contudo, a verdade é que ele realmente se vacinou mais de 200 vezes.

“Ficamos sabendo sobre o caso dele por meio de artigos de jornal”, explica Kilian Schober do Instituto de Microbiologia Clínica, Imunologia e Higiene. “Então, entramos em contato com ele e o convidamos para fazer vários testes em [na universidade de] Erlangen. Ele estava muito interessado em participar”, acrescentou.

“No geral, não encontramos nenhuma indicação de uma resposta imunológica mais fraca, muito pelo contrário”, afirma Katharina Kocher, uma das líderes do estudo que foi publicado em paper.