CIÊNCIA

Qual é a melhor hora de jantar para emagrecer; cientistas esclarecem

Estudo da Universidade de Harvard revela que a iniciativa também contribui com o sono de qualidade

Imagem Ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

A maioria das pessoas não se preocupa muito com o horário de suas refeições, principalmente o jantar. Isso acontece pela “velocidade” da vida moderna, mas também por falta de informação.

Na verdade, o horário em que a pessoa escolhe para jantar tem consequências importantes relacionadas à digestão, ao peso e à qualidade do sono.

Diante deste cenário, qual seria o melhor horário para se fazer a última refeição do dia?

Um estudo realizado por cientistas da escola de Medicina da Universidade de Harvard concluiu que jantar entre 17 e 19 horas é a melhor opção.

O trabalho foi publicado na revista Cell Metabolism. Os pesquisadores destacaram que as pessoas que mantêm esse hábito queimam mais calorias do que aquelas que jantam mais tarde. Elas também apresentam melhor qualidade do sono.

Jantar cedo faz com que os indivíduos se alinhem ao ritmo circadiano natural do corpo (mecanismo que regula o organismo ao longo do dia, controlando processos fisiológicos, como sono, fome e as atividades do cotidiano).

Este componente influencia diretamente metabolismo, digestão e liberação de hormônios.

A pesquisa mostrou, também, que se alimentar muito tarde, em contrapartida, aumenta a fome, modifica os hormônios reguladores do apetite, diminui o gasto energético diurno e muda a expressão genética do tecido adiposo.

Diferença significativa

“Neste estudo, perguntamos: ‘O horário em que comemos importa quando todo o resto é mantido consistente?’. E descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa para nossos níveis de fome, a maneira como queimamos calorias depois de comer e a maneira como armazenamos gordura”, afirmou Nina Vujovic, principal autora do trabalho.

Além disso, se alimentar mais cedo, segundo os pesquisadores, permite que a pessoa tenha tempo para realizar uma caminhada leve, mesmo que seja dentro de casa, para auxiliar na digestão.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.