ANIVERSÁRIO

Ministério da Saúde comemora 20 anos do SAMU; veja como surgiu

Foi Lula quem oficializou o serviço para todo país em seu primeiro mandato

SAMUCréditos: Agência Brasília/Flickr
Escrito en SAÚDE el

Nesta sexta-feira (29), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) completa 20 anos. Foi no dia 29 de setembro de 2003 que o serviço foi oficialmente implementado em todo o Brasil, durante o primeiro mandato do presidente Lula (PT).

O Ministério da Saúde comemorou a data, agradecendo a “todos que fazem parte dessa história”.

Como surgiu o SAMU?

A ideia do serviço veio do modelo francês de atendimento. Na década de 1960, o país europeu começou a implementar, embora ainda não nos moldes de hoje, serviços móveis de atendimento pré-hospitalar. O modelo foi posteriormente adotado por diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, até com o mesmo nome: SAMU.

A implementação nacional se deu em etapas. Isto é, algumas capitais, antes de 2003, começaram a adotar serviços semelhantes ao que viria a se tornar o SAMU, mas em uma escala pequena e sem seguir nenhum padrão.

Em 1992, São Paulo adotou o modelo. Depois veio Porto Alegre, em 1995. Outras capitais como Recife e Curitiba também tinham um “protótipo” de SAMU. No entanto, foi só em 2003 que o serviço foi unificado, nacionalizado e ampliado, passando a funcionar nos moldes que se conhece hoje.

SAMU é decretado

O SAMU faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, de 2003, e foi decretado a nível nacional na Portaria n.º 1863/GM, em 29 de setembro do mesmo ano.

Posteriormente, ele foi oficializado pelo Ministério da Saúde por meio do Decreto nº. 5.055, de 27 de abril de 2004, “visando a implementação de ações com maior grau de eficácia e efetividade na prestação de serviço de atendimento à saúde de caráter emergencial e urgente”.

Segundo o Ministério da Saúde, “o SAMU 192 teve início através de um acordo bilateral, assinado entre o Brasil e a França, através de uma solicitação do Ministério da Saúde”.

A partir de então, o serviço passou a atingir mais municípios do país de maneira padronizada e democratizada, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A manutenção é uma parceria entre o Governo Federal, estados e municípios.

Em caso de urgências e emergências, basta fazer uma ligação gratuita para o número 192 para contatar o serviço.