RECUPERAÇÃO

Faustão exalta o SUS enquanto se recupera de cirurgia: "só tenho a agradecer"

Todos os transplantes de coração no Brasil são realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde

Faustão exalta o SUS enquanto se recupera de cirurgia: "só tenho a agradecer".Créditos: Instagram Fausto Silva
Escrito en SAÚDE el

Após passar por uma complexa cirurgia de transplante do coração, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, publicou nesta quinta-feira (31) um vídeo em que, em tom emocionado, agradece à família do doador.

"Quero fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato a José Pereira da Silva, homem simples... Eu fico emocionado porque ele me deu a chance de viver de novo", inicia Faustão.

Em seguida, ele se dirige ao irmão de Fábio. "Agradecer a Érisson, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva. A esses que eu tenho que agradecer. Às pessoas mais humildes que, na hora que precisei, me deram um coração novo. Eu sei que na internet tem um monte de bobagem, os caras falando besteira. Se eu estivesse preocupado com isso, não teria nem começado a minha carreira. Portanto, você que gosta de mim: eu tenho que dar uma satisfação para você", disse Faustão.

Agradecimento ao SUS

Em entrevista ao Splash, Faustão destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por todas as cirurgias de transplante de coração no Brasil.

"É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que eu fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre isso, e essa será agora a minha missão", disse Faustão.

Ainda sem previsão de alta, o apresentador seguirá no Hospital Albert Einstein por tempo indeterminado e terá que tomar por toda a vida os medicamentos imunossupressores que combatem o processo de rejeição que ocorre naturalmente em todos os pacientes transplantados.

Como funciona o transplante de coração no Brasil

A política de transplante de órgãos no Brasil funciona a partir do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e, assim como o SUS, envolve as esferas federal e estadual.

  • É o Sistema Nacional de Transplantes que organiza, coordena, regulamenta e normatiza os transplantes no país.
  • O Sistema Nacional de Transplantes está vinculado ao Ministério da Saúde.
  • A Central Nacional de Transplantes funciona 24 horas por dia no Aeroporto de Brasília.
  • Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo.
  • Noventa e cinco por cento das cirurgias de transplante são feitas no Sistema Único de Saúde.
  • Para entrar na lista de transplante, o médico deve inscrever o paciente. Ela funciona por ordem de chegada.

Temas