Nessa sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma cirurgia de artroplastia de quadril no Hospital Sírio Libanês. A operação, que não é de urgência, servirá para retirar as dores de quadril que o presidente vem sentindo desde o ano passado.
A operação está marcada há meses. Lula continuará em recuperação nas próximas semanas e deve se ausentar de eventos públicos.
Te podría interesar
"O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: 'não vou filmar você de andador'. Então, isso significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta", disse em entrevista nesta terça-feira.
Desde a campanha presidencial de 2022, Lula tem sentido fortes dores no quadril. No Conversa com o Presidente desta sexta-feira (28), o presidente afirmou que por vezes seu humor e sua disposição tem sido afetadas pelas dores.
Te podría interesar
A origem das dores está em uma artrite na região do quadril. A inflamação, além de causar dor, dificulta a movimentação do paciente.
O que é artroplastia de quadril
A artroplastia do quadril, também conhecida como artroplastia, é um tratamento cirúrgico em que a articulação do quadril é substituída por uma prótese metálica.
Este procedimento é seguro e eficaz no alívio da dor, melhorando a mobilidade e ajudando os pacientes a desfrutarem de suas atividades diárias.
A cirurgia é normalmente recomendada quando a articulação do quadril é danificada por artrite — como é o caso de Lula —, fraturas ou outros problemas, tornando atividades comuns como caminhar, sentar e ficar em pé difíceis e dolorosas.
O procedimento envolve a remoção ou substituição de parte da articulação do fêmur por uma prótese metálica. Quem é submetido a esta cirurgia, como Lula, deve fazer diversas sessões de fisioterapia para recuperar o movimento do quadril com tranquilidade.
Como é feita a cirurgia
Os médicos irão trocar a parte do fêmur que se conecta ao quadril e substituí-la por uma prótese metálica. A operação dura entre duas e três horas.
O procedimento não é considerado de alto risco, mas pode envolver bastante perda de sangue e, por isso, uma equipe de mais de 20 profissionais de saúde está deslocando para apoiar o presidente.
Confira um vídeo de como é feito o procedimento (em inglês):
Quanto tempo demora a recuperação?
A recuperação da cirurgia de substituição total do quadril pode levar de duas a oito semanas, dependendo da saúde do paciente e de outros fatores.
Após receber, o paciente precisará continuar a fisioterapia para ajudá-los a recuperar a força e a mobilidade. Lula terá de andar de cadeira de rodas por um tempo e depois deve utilizar um andador para se deslocar.
Os médicos esperam que o presidente já esteja caminhando normalmente em cerca de seis semanas.