Após seis meses da retomada do Mais Médicos pelo governo Lula, o programa atingiu 18,5 mil profissionais em atuação na atenção primária à saúde, um recorde desde 2015, quando alcançou 18,2 mil atuantes. Os dados são do Ministério da Saúde.
Com atuação em mais de 4.000 municípios, o programa visa melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em regiões onde há escassez de profissionais e tratamentos.
Te podría interesar
Outro dado interessante é que agora o programa é composto por maioria de médicos brasileiros formados no Brasil, seguidos de brasileiros formados no exterior. Em 2015, durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), mais de 60% do programa era formado por médicos cubanos.
Em março, durante a recriação do Mais Médicos, o governo federal anunciou a abertura de 15 mil novas vagas durante a gestão da ministra da Saúde Nísia Trindade. Dessas, 13 mil foram ocupadas. Em junho, foram anunciadas mais de 10 mil vagas, com prioridade para municípios com maior fragilidade.
Te podría interesar
A reformulação também incluiu um bônus de R$ 120 mil para quem permanecer por 48 meses nas cidades de mais alta vulnerabilidade.