#NISIAFICA

Nísia é aclamada em discurso no relançamento do Mais Médicos: "Viva o SUS!"

Ministra da Saúde, garantida no cargo por Lula, relembrou violência contra médicos cubanos na década passada

Escrito en POLÍTICA el

Em discurso realizado na cerimônia de sanção da Lei dos Mais Médicos, nesta sexta-feira (14), a ministra da Saúde Nísia Trindade fez fortes declarações em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde.

A ministra, que tem sofrido pressão de parte do Congresso e da mídia, mas está garantida no cargo pelo presidente, que, durante a cerimônia, chamou de Nísia de "minha ministra".

A chefe da pasta relembrou, durante a cerimônia, as violências que o médico Sael Castelo Caballero sofreu durante sua vinda para o Brasil, relembrando o papel do profissional de saúde no atendimento das comunidades da Serra do Guiam, no interior de Sergipe.

“Todos lembramos que o médico Sael, na época, foi duramente tratado mal por um grupo de médicos que não representa, acredito eu, com muita confiança, e cada vez representará menos, a visão da categoria médica no Brasil”, disse Nísia.

A socióloga e ex-presidenta da Fiocruz relembrou a importância de um Revalida justo e também disse que o desenvolvimento da saúde tem que ser acompanhado da redução de desigualdades.

“Quando há crescimento no Brasil, não há aumento da igualdade em nosso país. E como socióloga, que estudei essas questões, não posso deixar de agradecer pela oportunidade de fazer algo junto com a equipe de governo para superar essa situação”, afirmou Trindade.

Ela defendeu um Mais Médicos tecnológico, com desenvolvimento de medicina de ponta para as comunidades mais carentes do nosso país. 

“As melhores tecnologias tem que estar disponíveis para o Mais Médicos. Não é um programa de medicina pobre para pobres. O Mais Médicos é um programa para a dignidade da atenção à saúde da nossa população”, disse.

“A conversa agora tem que ser desenvolver o Brasil de forma sustentável rumo a uma sociedade mais justa para recuperar uma histórica desigualdade que tanto deveria nos envergonhar. E por isso vamos trabalhar juntos com muita força, desenvolvendo o SUS. Viva o SUS e viva a democracia”, concluiu em seu discurso.

Confira o pronunciamento completo de Nísia Trindade na celebração de sanção da Lei dos Mais Médicos:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar