DICAS PARA O VERÃO

Saiba quais são as melhores estratégias para conseguir o "abdômen trincado"

Meta no verão, eliminação de gordura na barriga é mais eficiente com técnicas específicas; veja quais

Dieta e exercícios físicos não devem ser agressivos, segundo recomendaçõesCréditos: Reprodução/Commons
Escrito en SAÚDE el

O emagrecimento é uma preocupação constante para muitas pessoas. Seja para exibir o corpo no verão, seja para melhorar a saúde, a busca pela definição de músculos aparece com destaque no "abdômen trincado". A eliminação da gordura na região da barriga não depende de métodos ou dietas milagrosas e nem mesmo de queima de gordura localizada.

As estratégias para alcançar o abdômen desejado envolvem aumento do gasto de energia corporal – e a consequente redução de massa gorda – e o aumento da massa muscular. Dani Borges, nutricionista, educadora física e atleta fitness, elaborou uma lista de técnicas para reduzir a gordura no corpo.

As estratégicas para o "abdômen trincado"

  • Déficit calórico controlado: consumo de calorias menor do que é gasto, o que não significa, necessariamente, pouca ingestão de alimentos, mas um gasto calórico mais intenso. Para reduzir a gordura corporal, é necessário que esse déficit seja realizado de maneira gradativa, sem ocorrências bruscas.
  • Treino do corpo inteiro: garantir a resistência e mobilidade de todo o corpo é fundamental na queima de gordura, conforme dicas da nutricionista. O desenvolvimento de massa magra deve ocorrer em todo o corpo e exige que os treinos específicos das regiões corporais sejam realizados.
  • Ingestão de proteínas: as proteínas compõem os músculos do corpo e, portanto, o aumento no seu consumo garante a manutenção da massa magra com os exercícios de definição – caracterizados pelo destaque dos músculos da região. Além disso, as proteínas possuem fator térmico alto, de modo que o gasto calórico na sua digestão e metabolismo são maiores. 
  • Exercícios abdominais: ao contrário da crença popular, os exercícios não eliminam a gordura da barriga. Eles têm a função de definir os músculos do abdômen abaixo da camada adiposa, além de prevenir lesões e estabilizar o core. A professora de educação física recomenda o seguinte treino: duas a três vezes por semana, de três a quatro séries e de três a cinco exercícios por treino.
  • Treino e dieta alinhados: a dieta deve acompanhar o treino e vice-versa. Por isso, uma alimentação regular, sem longas pausas e com volume que seja adequado ao treino é essencial na definição da musculatura.

Com informações do SportLife