DIETA SEM PLANEJAMENTO

Influenciadora morre de desnutrição ao seguir dieta sem acompanhamento nutricional

Blogueira russa de 39 anos se alimentava de frutas exóticas, sementes de girassol e sucos

Zhanna posa para foto com jaca, duas semanas antes da morte.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

A influenciadora vegana Zhanna Samsonova morreu de desnutrição após se submeter a uma dieta exclusiva de frutas exóticas na Malásia, sem acompanhamento com nutricionistas. Segundo amigos e família, a russa, com mais de 10 mil seguidores acumulados em suas plataformas – TikTok, Facebook e Instagram –, teria falecido no dia 21 de julho ainda no país asiático.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Os relatos da mãe

O jornal Vechernyaya Kazan citou a mãe de Zhanna, Vera Samsonova, para explicar que a causa da morte da influenciadora foi uma "infecção semelhante à cólera". No entanto, até o momento, a causa oficial de morte não foi divulgada e Vera não teria recebido o atestado de óbito. 

A mãe da blogueira diz que foi informada da morte da filha de 39 anos no dia 22 de julho, data planejada para o retorno de Zhanna à Kazan, cidade russa. O corpo dela não foi entregue para sua terra natal por cerca de uma semana, mesmo sob pedidos de Vera pela transferência dos restos mortais para a Embaixada da Rússia na capital malaia Kuala Lumpur. Ela conta que eles não a ajudaram a resolver o problema, porque "não receberam os papéis necessários".

A dieta de Zhanna

De acordo com Vera, Zhanna trabalhou por muito tempo em um café vegano e passou a seguir a dieta com estilo menos rígido. Ela afirma que a filha não reclamava do estado de saúde. 

Há cinco anos, Zhanna d'Art – como se nomeava nas redes sociais – seguia uma dieta nutricional que consistia em alimentos veganos, que se restringiu a alimentos crus nos últimos quatro anos. Frutas, sementes de girassol e sucos eram a fonte de nutrição diária da blogueira. Porém, essa dieta priorizava duas frutas: jaca e durião. A primeira tem textura fibrosa e sabor adocicado e a segunda é reconhecida por seu odor forte. 

Apesar dos benefícios desse tipo de dieta – perda de peso, melhora da saúde cardíaca e redução no risco de diabetes – a implementação sem acompanhamento com nutricionistas gera danos extremamente nocivos ao corpo humano. Deficiência de cálcio e vitamina D acometem na fragilidade do sistema ósseo e a falta de vitamina B12, comum em participantes de dietas veganas cruas, resultam em anemia e prejuízos nos sistemas nervoso e cardiovascular.

Dieta vegana oferece vantagens, mas precisa de orientação especializada

A dieta vegana oferece inúmeras vantagens, pois possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar essa alimentação, a pessoa tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas. Porém, é fundamental que a dieta seja orientada por um profissional da utrição devidamente habilitado.