A cantora Maiara, da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, revelou nas redes sociais que sogre de alopecia, doença que causa uma intensa queda de cabelo. Em 2021, sua irmã gêmea, Maraísa, também foi diagnosticada com a condição. Maiara explicou como está o tratamento.
A divulgação aconteceu pelas redes sociais do médico Domingos Sávio Coelho e da tricologista e especialista em mega hair Elisa Martins, que cuidam da condição da cantora. Maiara falou sobre o cuidado com os fios e como o alongamento de cabelo a ajudou a encontrar sua nova autoestima.
Te podría interesar
“Eu estou aqui com a minha equipe de milhões. Eu tenho meu mega, mas é muito importante eu cuidar da saúde do cabelo, e o doutor vem nessa parte com aplicações de vitamina”, afirmou.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
Ela também reforçou a importância da vitamina e da aplicação correta, além dos exames em dia. “Cuidar do cabelo é cuidar da autoestima”, acrescentou a cantora.
Entenda a condição
A tricologista Lidi Bastos, em entrevista à CNN, explicou que a doença é genética e hereditária, e acontece quando há uma interrupção no ciclo de crescimento do cabelo e afinamento crônico dos fios.
“Existem diferentes tipos de alopecia. Em linhas gerais, é um termo genérico que representa um número expressivo de tipos de queda de cabelo, que abrange desde um afinamento até a completa calvície (em casos extremos) tanto nos pelos do corpo, como face e cabelo. É uma doença autoimune, o sistema imunológico do corpo ataca os folículos do cabelo”, esclareceu a especialista.
Principais motivos para a Alopecia:
- Estresse,
- Fatores genéticos,
- Desequilíbrio hormonal,
- Má alimentação,
- Deficiência das proteínas zinco e ferro.
Segundo a médica, qualquer mudança no cabelo pode ser um primeiro sintoma de alopecia. Entre os mais particulares, estão:
- Cabelo quebrando com mais frequência;
- Tufos de cabelo caindo principalmente no momento do banho e no travesseiro;
- Partes sem cabelo no couro cabeludo;
- Alteração nas unhas das mãos e dos pés (pequenos recuos e linhas brancas).
Diagnóstico e tratamento
Para identificar a condição, é preciso realizar o exame Tricoscopia Digital, que coleta imagens do couro cabelo. Há seis tipos de alopecia, de acordo com Lidi.
A partir disso, o tratamento dos fios pode acontecer através da reposição de vitaminas e nutrientes que foram perdidos, com o medicamento minoxidil, conhecido por estimular e acelerar o crescimento dos cabelos, e pela mesoterapia capilar, que consiste em aplicar medicamentos no couro cabeludo de forma injetável.
No caso de Maiara, que opta pelo uso do mega hair, o cuidado precisa ser redobrado. “O mega hair pode ocasionar a queda por tração, porque é um ‘peso’ a mais que você está colocando no fio”, diz Lidi Bastos.
A alopecia é mais comum em mulheres acima dos 30 anos e, em casos graves, pode ocorrer a perda total dos fios. Maiara revelou que ainda possui os fios de cabelo, mas que estão bem curtos, acima do queixo.