O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) entrou nos trends topics após a reportagem do Fantástico, no último domingo (20), abordar o assunto. Além de detalhar sobre o comportamento de quem sofre com o transtorno, algumas pessoas diagnosticadas deram seu relato e, dentre elas, Giovanna Blasi esclareceu dúvidas em entrevista.
Autodenominada “Sistema Resiliência”, Giovanna Blasi é uma jovem de 21 anos que foi diagnosticada com TDI e possui 18 identidades fragmentadas. O que nem todo mundo sabe, é que a garota aborda o assunto há algum tempo na internet e utiliza das plataformas digitais para conscientizar e visibilizar quem tem o mesmo diagnóstico.
Te podría interesar
Por ser pouco discutido, há muita desinformação e dúvidas em relação ao TDI, que é caracterizado pela fragmentação da personalidade em diversas partes de uma única pessoa. Causado devido à vivência de grandes traumas ou estresse emocional em níveis maiores do que a criança ou adolescente pode suportar, o TDI é uma resposta neurológica para a proteção da sobrevivência de seu portador.
Por isso, é comum haver um sistema que utilize uma personalidade para cada situação: vulnerabilidade, decisão de escolhas importantes, organização… a psique de uma mesma pessoa se transforma e adapta conforme o que estiver acontecendo ao seu redor.
Te podría interesar
Giovanna também é estudante de psicologia da Universidade Paulista (UNIP) e compartilha um pouco da experiência e desafios de viver com a condição. Ela conta como lida com relacionamentos amorosos, estudos e sobre a relação entre as suas diversas identidades que, segundo ela, “é muito harmoniosa”.
Ela ainda reforça a importância de manter um acompanhamento psicológico e psiquiátrico à “comunidade múltipla”, como ela chama aqueles que possuem TDI. Além disso, devido à ignorância sobre o assunto, muitas pessoas são acusadas de “fingirem” e “mentirem” que possuem TDI devido à mudança de personalidade repentina, principalmente em casos mais extremos.
A fim de combater o preconceito e estigmas ao redor do transtorno, Giovanna já precisou postar em seu TikTok o seu diagnóstico para provar que estava falando a verdade, mas excluiu posteriormente, e segue defendendo a existência de portadores de TDI.
Em um vídeo, aborda sobre ‘"TDI e o fingimento”, a persona que faz parte do Sistema Resiliência ainda problematiza o autodiagnóstico e a romantização do distúrbio nas plataformas digitais. Veja o vídeo clicando aqui.
As personalidades que compõe o Sistema Resiliência de Giovanna são 18: Aline, Aurora, Ariel, Dandara, Din, Giovanna, Herbert, Iana, Isabela, Laura, Lina, Lua, Luara, Luíza, Maria Helena, Melanie, Momo e Tata.
As identidades possuem trejeitos, postura e até dialetos próprios e influenciam nas decisões e nas atitudes de Giovanna, a personalidade que costuma estar no “front” – aquela que está à frente da consciência.
Giovanna ainda explica que cada uma delas apareceu conforme as situações adversas de sua vida, mas se recusa a mencionar em detalhes os traumas vividos. O Sistema Resiliência conta com mais de 360 mil seguidores no TikTok e 53 mil no Instagram.