DANIEL ALVES

Caso Daniel Alves: Laudo revela que mulher possui transtorno de estresse pós-traumático após abuso

O transtorno surge em 75% das vítimas de abuso sexual, de acordo com o Instituto de Psiquiatria do Paraná

O jogador Daniel Alves.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

A mulher que acusa o jogador de futebol Daniel Alves de estupro foi diagnosticada com Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) através do laudo da psicóloga perita no caso. A profissional afirma que a vítima não possuía indícios de alterações psicológicas até a noite do crime. 

De acordo com o laudo médico da psicóloga, a mulher de 23 anos "cumpre os critérios de um transtorno de estresse pós-traumático de intensidade globalmente elevada". O TEPT, principalmente sua vertente mais profunda, conhecida como TEPT Complexo, é um transtorno comum de surgir após eventos traumáticos que envolvam violência sexual e psicológica. 

O TEPT se trata de um transtorno de ansiedade que assombra pessoas que passaram por eventos de caráter estressante e traumático, como assaltos, sequestros, presenciar uma guerra, dentre outras situações atípicas que possuem potencial de desregular o funcionamento psicológico de uma pessoa. 

Dentre os 4 tipos de TEPT, aquele em que a vítima de Daniel Alves se enquadra é o mais grave, uma vez que pode apresentar os sintomas de todos os tipos anteriores e, normalmente, dura mais tempo do que estes (mais de 6 meses).

Segundo o portal UOL, a denunciante se mantém afastada de seu trabalho desde o encontro com o jogador, que ocorreu em 31 de dezembro, na boate Sutton, em Barcelona. Além disso, pessoas próximas da vítima afirmam que ela está sem condições psicológicas para retornar aos seus afazeres profissionais. 

“A Sra. Xxx preenche os critérios para um transtorno de estresse pós-traumático de intensidade globalmente elevada, com repercussões funcionais e deterioração em várias áreas do funcionamento, o que pode ter relação significativa com os fatos denunciados. Não há indícios caracterológicos ou de personalidade básica disfuncional ou mal-adaptativa, anteriores aos fatos alegados”, conclui o laudo médico. 

O Instituto de Psiquiatria do Paraná aponta que até 75% das vítimas de abuso sexual desenvolvem transtorno de estresse pós-traumático em até um mês após o ocorrido. O tratamento do TEPT é realizado através de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia, sendo necessário acompanhamento especializado. 

Daniel Alves está preso desde o dia 20 de janeiro e teve três recursos à prisão negado pela Justiça espanhola. O jogador participará de uma audiência na próxima quarta-feira (2) e essa será sua última chance de defesa perante as acusações, pois as investigações já estão finalizadas.