Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro, nasceu na última segunda-feira (24) com uma doença genética rara. Em comunicado pelo Instagram, a equipe do artista de 24 anos informou que o bebê foi internado na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, a síndrome de Patau. Ingra Soares, mãe de Arthur, recebeu alta hospitalar.
"Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento de shows do artista até a data de 17 de agosto. Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família, que agradece antecipadamente o apoio".
Te podría interesar
Equipe de Zé Vaqueiro
A síndrome de Patau
Também conhecida como Síndrome de Patau, a síndrome da trissomia do cromossomo 13 é doença genética rara, caracterizada pela cópia adicional do cromossomo 13 em uma ou todas as células do corpo. Ao invés de ter a dupla de cromossomos em suas células, a pessoa afetada possui um trio de material genético no cromossomo 13. Essa condição desregula o funcionamento do corpo e provoca malformações.
Te podría interesar
A síndrome é uma malformação congênita, isto é, uma anomalia do desenvolvimento estrutural pode ser identificada durante a gravidez, no parto ou após o nascimento. Os problemas graves na gestação podem resultar em aborto espontâneo, natimorto – morte do feto após 20 semanas de gravidez – ou morte após o parto. Mais de 9 a cada 10 bebês nascidos com a síndrome de Patau morrem antes de completar um ano, de acordo com a NHS.
A condição pode ser identificada ainda no pré-natal. Entre a 20ª e a 22ª semana de gestação, o ultrassom morfológico observa todas as estruturas do feto e possíveis malformações. O exame cariótipo , que analisa os cromossomos presentes também pode identificar a doença.
Causa e sintomas
A síndrome não é herdada pelo bebê e acontece por probabilidade durante a concepção, quando a divisão de células tem uma falha e gera uma terceira cópia do cromossomo. Um a cada quatro mil nascimentos são acometidos pela doença.
O bebê que nasce com a síndrome enfrenta uma série de dificuldades desde o parto, por isso eles costumam ser encaminhados para a Unidade de Tratamento intensivo (UTI), assim como o filho de Zé Vaqueiro. O crescimento no útero é restringido, o que os torna leves e afeta o desenvolvimento muscular.
Oito a cada dez nascidos com a doença terão malformações cardíacas, como a Comunicação Interventricular, caracterizada pela abertura ou orifício no septo do coração. Outros possíveis sintomas são a holoprosencefalia – o defeito estrutural do cérebro que não divide a massa cerebral em duas metades – e a polidactilia – a presença de dedos adicionais nos pés ou mãos.