CIÊNCIA

Derivado da maconha pode ser usado para tratar problema de pele canino, revela pesquisa

Cães com doença sem cura tem apresentado melhora graças à aplicação do óleo de canabidiol

Os pesquisadores aplicam óleo de canabidiol em um cachorro.Créditos: Divulgação/UFSM
Escrito en SAÚDE el

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) têm aplicado óleo de canabidiol em cães com dermatite atópica canina no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da instituição. A iniciativa faz parte do projeto de mestrado da veterinária Carollina Mariga, orientado pelo docente Saulo Tadeu Filho.

A dermatite atópica causa coceira excessiva na pele. Não é fatal, mas provoca bastante desconforto nos cães, que podem se machucar ao se coçarem constantemente. Os medicamentos tradicionais da doença são, em sua maioria, caros e com grandes efeitos colaterais. Por isso a maconha medicinal surge como uma alternativa. A intenção dos pesquisadores é usar os efeitos anti-inflamatórios presentes no óleo de canabidiol para aliviar a coceira dos pets.

Metodologia e resultados

O óleo usado na pesquisa foi doado por uma associação, contendo 1.500mg de CBD (canabidiol) e 72mg de THC (tetrahidrocanabinol, principal substância psicoativa) num frasco de 30ml. A dose estipulada para a pesquisa foi de 2,5mg/kg para cada cão.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Os testes começaram em agosto de 2022. Foram 14 participantes, todos com a doença já diagnosticada, incluindo o grupo de controle, isto é, aquele que recebe um placebo no lugar da substância que está sendo testada. Os tutores recebiam os frascos do hospital e medicavam os animais em casa. O óleo cobriu o período de tratamento estipulado no projeto, mas quem teve interesse em seguir com a medicação, pôde adquirir  o medicamento através de associação mediante prescrição veterinária.

A análise laboratorial não apresentou grandes resultados na pele dos animais, mesmo assim, os pesquisadores e tutores consideram positivo o desempenho do remédio, uma vez que a mudança na prática foi expressiva. Muitos cães melhoraram com o tratamento, outros estabilizaram. Outras variáveis influenciaram nos resultados, como o ambiente em que o animal vive, a dedicação do tutor e a sua rotina.

O que é o óleo de canabidiol

O canabidiol é uma das substâncias químicas encontradas na cannabis e constitui uma parte dos compostos da planta. O canabidiol é o composto que carrega boa parte das propriedades medicinais da planta que atualmente têm sido exploradas cientificamente, diferente do THC (tetrahidrocanabinol) que á a substância causadora da famosa 'lombra' naqueles que usam a erva de forma recreativa.

Desde 2015 a cannabis saiu da lista de substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou na de controladas, sendo possível a importação de produtos à base de cannabis mediante apresentação de receita médica e preenchimento de um formulário. Sua venda não é legalizada em território nacional.

Agora, a pesquisa segue para uma nova fase, já que Carollina vai continuar os experimentos como parte do seu projeto de doutorado. As testagens passarão a ser com óleo de cannabis, e não mais de canabidiol. Os pesquisadores pretendem, também, variar as doses dependendo da demanda de cada animal. Mais 20 animais serão selecionados para participar da terapia a partir da lista de pacientes com HVU.