CONDIÇÃO CRÔNICA

Cleo Pires: conheça a doença que a artista revelou e veja o que ela diz

Transtorno da atriz e cantora é associado à distração e ações impulsivas

Cleo é atriz e cantora.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en SAÚDE el

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica que geralmente se manifesta na infância e pode se estender na vida adulta. Muitas pessoas que convivem com o TDAH conseguem levar a vida de maneira tranquila. 

Recentemente, a atriz Cleo Pires revelou nas suas redes sociais que foi diagnosticada com o transtorno. Veja os sintomas e os tratamentos para a condição que afeta milhões de pessoas. 

"Você pode ter uma vida maravilhosa tendo TDAH, só que você tem que tratar. Você tem que entender que, por exemplo, o tratamento não é só remédio, é a terapia, o exercício, alimentação, sono, é o seu dia a dia, são pequenas coisas, as pequenas vitórias”, relatou Cleo.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O psiquiatra Mario Louzã, coordenador do Ambulatório de TDAH do Hospital das Clínicas da FMUSP, explicou o que é a doença, em entrevista à CNN.

“Há distraibilidade muito grande, a pessoa se vê como avoada ou distraída, perde objetos, é desorganizada e se atrapalha com coisas cotidianas”, explica. São esses os sintomas que classificam o déficit de atenção.

A impulsividade e a hiperatividade também se manifestam. Crianças que não param sentadas em idades que elas deveriam conseguir são um exemplo, segundo o médico. Na fase adulta, existe a hiperatividade mental: “Quando o pensamento não para e se age impulsivamente”, explica. 

Todas as pessoas podem apresentar essas características, mas, aquela que possui TDAH tem uma história de vida desse jeito. Segundo Louzã, é nisso que o diagnóstico se apoia. 

Os tratamentos são medicamentosos que controlam e amenizam os sintomas, além de procedimentos e abordagens psicológicas e psicoterápicas. A Organização Munmdial de Saúde (OMS) estima que 5% da população infantil e 2,5% da adulta tenham TDAH.

*Com informações da CNN