"Não consigo viver sem você", "você é tudo para mim", "só quero te fazer feliz" etc. Frases como essas são gostosas de ouvir, mas nem sempre são apenas declarações de afeto singelas. Na verdade, elas podem fazer parte de um ciclo de abuso em um relacionamento.
O termo "love bombing", que pode ser livremente traduzido para bombardeamento de amor, é algo que pode estar escondido atrás dessas manifestações excessivas de afeto. Na verdade, ele pode fazer parte da necessidade do parceiro em chamar atenção para si.
Te podría interesar
Quem pratica pode estar querendo chamar a atenção para si. Quem recebe pode se ver perdido em situações, a priori, prazerosas, mas que geram dependência emocional. Entenda como funciona.
O que leva ao "love bombing"?
Demonstrações de afeto são saudáveis e bem-vindas em relacionamentos. Principalmente durante o início das relações, é comum que a paixonite tome conta do casal. Mas como distinguir a prática saudável?
Te podría interesar
Aquele que faz love bombing pode estar querendo ser o centro das atenções. Muitas vezes, pode estar associado a um transtorno de personalidade narcisista. Ao fazer elogios e declarações excessivas, quem pratica pode estar buscando se sentir desejado e realizado, fazendo das demonstrações exageradas uma ferramenta de auto afirmação.
A baixa autoestima também pode culminar nessa situação. Vontade de ter compromissos precipitados e declarações nas primeiras semanas de relacionamento podem estar associados às projeções da carência do outro. Bombardear o parceiro pode ser uma maneira de "acorrentá-lo".
O ciclo de abuso
Nossa cabeça funciona através de um sistema de recompensas. Sentimos prazer em receber elogios e se sentir desejados, e é justamente este mecanismo que prende os casais em uma situação abusiva.
Aquele que é "bombardeado" pode se sentir preso ao relacionamento. Pensar que alguém é "muito bom para você", por exemplo, pode ser resultado dessa prática. Com o tempo, a pessoa pode se sentir desvalorizada e com baixa autoestima.
É importante saber reconhecer. Muitos presentes aparentemente sem motivo podem ser outro sinal do "love bombing". Contudo, vale lembrar que nem sempre há, em quem pratica, uma intenção clara de "acorrentar" o outro. Na verdade, pode até ser algo bem intencionado. Então, é sempre olhar para si mesmo e estar atento aos seus sentimentos.
Com informações do Uol