TATUAGEM "CIENTÍFICA"

Tatuagem eletrônica permite monitorar a saúde do coração com precisão

Estudo realizado pela Universidade do Texas demonstrou desempenho similar ao eletrocardiograma

Exemplo de como a tatuagem aparece na pele.Créditos: Redes Sociais
Escrito en SAÚDE el

Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foi publicada na revista científica Nature Nanotechnology na segunda-feira (19) e reporta a criação de uma “tatuagem temporária” que mede a pressão arterial tão precisamente quanto um eletrocardiograma (ECG). O desenho, que é colado na pele, envia os dados para um aplicativo a partir de uma transmissão em tempo real.

Aparelhos de pulso digitais são de uso comum, principalmente entre pessoas que possuem alguma complicação cardíaca, e têm uma margem de erro pequena. No entanto, a tatuagem disponibiliza a mesma confiabilidade de um exame ECG e o estudo inovador pode adaptar-se para mostrar outras informações futuramente, a partir da mesma tecnologia.

Além disso, o monitoramento contínuo e preciso com maior facilidade é uma das vantagens da tatuagem, que tem o tamanho de um cartão de crédito, é feita a base de grafeno, quase transparente e não causa desconforto ao usuário. 

O sistema de medida é realizado a partir de pequenas correntes elétricas no organismo, que responde ao estímulo, o que causa o resultado. Este processo é conhecido como ‘bioimpedância’, que nada mais é do que a composição corporal analisada a partir de corrente elétrica.

A importância de monitorar a pressão arterial

No Brasil. cerca de 27,5% da população possui limitações de suas atividades devido à doença no coração, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. A hipertensão arterial, uma das condições que mais atingem os brasileiros, é causada pelo trabalho excessivo do coração ao desempenhar seu papel no organismo, podendo danificar a estrutura do órgão.

Entre as principais causas da hipertensão, estão o fator genético, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, o consumo exagerado de sal, o stress e o abuso de bebidas alcoólicas.

Para tratar o distúrbio, é necessário acompanhamento medicamentoso. Por ser uma doença silenciosa, os check-ups e monitoramentos da pressão são ferramentas necessárias para identificar se está tudo bem com o seu coração.

Alguns dos sintomas da hipertensão arterial são:

  • Fadiga;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento nasal;
  • Tontura;
  • Dor no peito e na cabeça.