DOENÇA INFECCIOSA

Saiba quais são os casos suspeitos e confirmados de febre maculosa em Campinas

Fazenda do interior de São Paulo é considerada o local onde surto da doença começou; veja todos os casos

Carrapato-estrela, causador da febre maculosa.Créditos: Reprodução/internet
Escrito en SAÚDE el

Na última quinta-feira (8), morreram pelo menos três pessoas por febre maculosa em Campinas, após participarem de um evento na fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio.

A feijoada reuniu cerca de 3.500 pessoas e dos casos registrados até o momento seis casos são suspeitos e confirmados. Além da morte de três pessoas, uma adolescente de 16 anos também morreu nesta terça-feira (13) e tem o caso investigado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Internada em um hospital de Campinas e moradora de Hortolândia, uma mulher de 40 anos que esteve na festa tem suspeita de febre maculosa, assim como outra moradora de Campinas, de 38 anos, que segue internada em um hospital particular. Ambas não tiveram seu estado de saúde divulgado.

A Secretaria de Estado da Saúde recomendou nesta quarta-feira (14) que quem participou da feijoada na fazenda Santa Margarida entre os dias 27 de maio e 11 de junho, e apresentou sintomas suspeitos, deve procurar atendimento médico de imediato.

A doença infecciosa é transmitida pelo carrapato-estrela e pode levar pessoas à morte em um intervalo de 5 a 15 dias após a manifestação dos sintomas. Conforme publicado pelo governo do estado, os locais com maior frequência de casos de febre maculosa, além de Campinas, são Sorocaba, Assis e Piracicaba.

Considerada o local do surto da doença, a fazenda declarou em nota nas suas redes sociais que se solidariza com as vítimas. O restaurante Seo Rosa comemorava sua 22º edição e foi responsável pela feijoada na fazenda.

A gestão municipal disse que novos eventos no local só poderão ser realizados mediante apresentação de um plano de contingência ambiental e de comunicação.

Veja todos os casos.

CONFIRMADOS

Mariana Giordano, 36

Era dentista e morava na Mooca, zona leste de São Paulo. Junto do namorado, Douglas Pereira Costa, foi à feijoada e acabou internada em um hospital particular da capital no dia 4 de junho. Na quinta-feira passada (8) Mariana morreu.

Douglas Pereira Costa, 42

Morador de Jundiaí, empresário e piloto de automobilismo. Foi com a namorada Mariana Giornado na feijoada da fazenda . Ele acabou internado em um hospital particular da sua cidade no dia 7 de junho e faleceu no dia 8.

Evelyn Karoline Santos, 28

Moradora de Hortolândia e dentista. Ela participou do mesmo evento em Campinas e morreu no dia 8 de junho.

SUSPEITOS

Emissão Santana, 16

Internada na sexta-feira passada (9) e moradora de Campinas, o caso da garota havia sido notificado à Vigilância em Saúde do Estado como suspeito de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, ao ver a repercussão na imprensa, a família só avisou sobre a participação dela na feijoada nesta terça (13). No mesmo dia do aviso a jovem morreu e a causa de sua morte ainda não foi divulgada pelo Instituto Adolfo Lutz.

 Mulher de 38 anos

Sem nome divulgado. No dia 3 de junho, a moradora de Campinas assistiu a um show do cantor Seu Jorge. Ela está internada em um hospital particular do município, sem informações sobre seu estado de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde disse ter sido notificada do caso nesta quarta (14).

 Mulher de 40 anos

Também sem nome divulgado. Uma moradora em Hortolândia, que participou da feijoada no último dia 27, segue internada em um hospital particular de Campinas, sem informações sobre seu quadro de saúde.