A pele é o maior órgão do corpo humano. Com tamanho aproximado de quase dois metros quadrados, por estar mais exposta, é alvo, com frequência, do crescimento celular anormal e descontrolado. Em resumo: câncer.
A forma mais perigosa do câncer de pele é o melanoma. Atinge mais homens do que mulheres e a frequência é 20 vezes maior em brancos do que em negros, conforme informações da Sociedade Americana de Câncer.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
De maneira geral, ainda de acordo com a instituição, o risco de desenvolver essa patologia ao longo da vida é de “aproximadamente 2,6% (1 em 38 ) para brancos, 0,1% (1 em 1.000) para negros e 0,6% (1 em 167) para hispânicos ou latinos”.
“Existem mais casos de câncer de pele do que todos os outros tipos de câncer combinados”, revelou Jesse M. Lewin, mestre, doutor e professor assistente de dermatologia da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York (EUA).
Quais são os fatores de risco
Lewin afirmou que “o melanoma afeta mais homens do que mulheres” e, embora “pessoas de qualquer cor de pele possam contrair câncer de pele, aquelas com pele mais clara correm maior risco geral”. O pesqusador mencionou outros aspectos que devem ser levados em conta:
Nesse sentido, destacou pontos a serem observados:
-Pessoas com mais de 50 pintas ou pintas atípicas, que costumam ser maiores e com bordas mais irregulares ou difusas que não são fáceis de ver.
- Pessoas sensíveis ao sol, incluindo aquelas que se queimam facilmente ou têm cabelos naturalmente loiros ou ruivos.
- Pessoas com histórico pessoal ou familiar de melanoma.
A dermatologista Marcela Moreno, chefe do Serviço de Dermatologia Oncológica do Instituto Alexander Fleming (IAF), na Argentina, destacou: “A exposição solar intermitente é a que representa o maior risco. Além disso, deve-se levar em consideração que a exposição durante as fases iniciais da vida é mais perigosa do que na idade adulta”, disse, em entrevista ao Infobae.
O que é a regra “ABCDE”?
Os especialistas enfatizaram a importância da regra “ABCDE” na descoberta do melanoma. Trata-se de um acrônimo que tem por objetivo alertar a pessoa.
“É para que você fique atento ao aparecimento de uma lesão Assimétrica, com Bordas irregulares, Cor irregular, com Diâmetro crescente ou maior que 6 milímetros e, principalmente, sua Evolução”, explicou Marcela.
Como prevenir o melanoma?
Os especialistas destacaram, ainda, a importância da prevenção primária contra o melanoma e deram sete dicas:
1- Nos meses de primavera-verão, evite a exposição solar entre as 10h e as 16h.
2-Use protetor solar de amplo espectro (fator 30 ou superior) o ano todo, mesmo em dias nublados.
3. Em crianças maiores de 6 meses, usar protetores fator 50 ou mais.
4. Use chapéu de abas largas e óculos de sol com filtro UV.
5. Em espaços abertos, escolha áreas arborizadas e sombreadas.
6. Ao ar livre, use roupas de proteção e óculos de sol com proteção UV.
7. Evite câmaras de bronzeamento.
Tratamento disponível para o melanoma
“A cirurgia de Mohs é uma técnica cirúrgica precisa usada para remover cânceres de pele, incluindo aqueles em áreas importantes para sua aparência e vida diária, como olhos, nariz, lábios, orelhas, dedos, bochechas, pés, bem como para alguns tipos de câncer de pele em outras áreas do corpo. Este procedimento pode ser usado para tratar uma ampla gama de cânceres de pele, incluindo melanoma e câncer de pele não melanoma”, afirmou Lewin.