CIÊNCIA

Cientistas descobrem novo método de retardar o envelhecimento que combate o câncer

Nova técnica descoberta na Alemanha permite reduzir falhas genéticas associadas ao envelhecimento

Escrito en SAÚDE el

Um estudo científico publicado na revista Nature pode ter quebrado o código para entender o que causa o envelhecimento nas pessoas: e um caminho para reverter o inevitável.

Os pesquisadores  da Universidade de Colonha, na Alemanha, é o processo de transcrição entre RNA e DNA que é o fator definitivo para causar o envelhecimento. 

"Este é, até agora, o único momento eureka em minha vida. Quero dizer, este é um tipo de descoberta que você não faz todos os dias", disse o Dr. Andreas Beyer, o principal pesquisador que assina o estudo, em entrevista ao site europeu Euronews.

A transcrição é o processo pelo qual a célula copia o RNA a partir do DNA. A cópia é importante porque carrega a informação genética necessária para produzir novas proteínas em uma célula. As proteínas determinam a saúde e a função das células, e as células então estruturam todos os seres vivos.

Portanto, se a transcrição começa a falhar - e a acontecer mais rápido - as células vêm com pequenos defeitos, o que, segundo o novo estudo, é a causa do envelhecimento.

Com o tempo, o processo vai falhando cada vez mais, o que intensifica o processo de envelhecimento e o surgimento de doenças como o câncer.

A grande descoberta dos pesquisadores foi identificar qual é a proteína responsável pela transcrição: é a RNA Polimerase II, ou Poli II. Quanto mais ela erra, mais cria mutações do genoma associadas ao envelhecimento, afirma o estudo.

A partir de uma pesquisa com diversos cientistas em 6 laboratórios ao redor do mundo, os cientistas conseguiram desacelerar a proteína Poli II, fazendo com que ela realizasse menos erros e transcrevendo com mais tranquilidade.  Os animais com a velocidade reduzida viveram 10 a 20% mais do que os que não passaram pelo procedimento. 

Na pesquisa feita com sangue humano realizado in vitro, os pesquisadores chegaram a conclusões similares. Isto é: isso poderia aumentar nossa expectativa de vida significativamente.

E a redução foi feita através de uma dieta de baixa caloria com jejum. "Nosso estudo está dizendo que, por exemplo, ter uma dieta saudável ou essa intervenção de restrição calórica melhoraria a qualidade da transcrição da produção de RNA na célula. E isso teria efeitos benéficos para as células a longo prazo", afirmam os cientistas.