Ingerir café diariamente é uma prática muito comum entre os brasileiros, podendo ter efeitos benéficos ou adversos para o organismo e o bem-estar, dependendo da quantidade ingerida. De acordo com o psiquiatra Táki Cordás, no mundo já “são cerca de 1,5 bilhão de xícaras de café ao dia e isso tem importantes motivações e diferentes razões, como a melhora da concentração, da memória e a uma melhora do desempenho físico”, lembra ele.
Em um vídeo postado nas redes sociais, o especialista alerta para o consumo excessivo de cafeína e cita um caso curioso do escritor francês Honoré Balzac, que já no século XIX mostrava as faces da dependência do café na contemporaneidade. “O Balzac não apenas amava café, ele era completamente dependente de café, e no período que escreveu a 'Comédia Humana', um dos clássicos da literatura mundial, ele tomava mais de 50 xícaras de café ao dia para se sentir competente e ágil para escrever tudo isso”, relata Córdas.
Te podría interesar
Mesmo com a redução de tabaco, de cigarro, muitas vezes associado ao cafezinho, isso não reduziu o consumo de café. O fato ” tem levado a nós médicos, clínicos, psiquiatras a encontrar cada vez mais pessoas que apresentam abuso, dependência e intoxicação aguda por cafeína”, aponta.
Os benefícios já são conhecidos: diminuição do risco de Alzheimer, redução do risco de Parkinson, aumento de energia, entre outros, mas o consumo excessivo é pouco falado. Para ele, beber muito café “leva a um desempenho físico exagerado”. Nas Olimpíadas de 2004, por exemplo, consumir mais de 12mg de cafeina, desclassificava o atleta.
Te podría interesar
“Desde que usado em doses moderadas, o café não desencadeia risco de doenças graves, como doenças no cólon, no coração ou dno pâncreas”, destaca. “O café é um antibacteriano bastante eficiente de uso dentário, inclusive".
No entanto, para pacientes com transtornos psiquiátricos apresentam uma piora de quadros de pânico e ansiedade. O café em grandes quantidade aumenta a frequência cardíaca, induz tontura, provoca diarreia, podendo gerar desconforto no peito, ocasionar dor de cabeça, intensificar a ansiedade e dificultar a respiração.
Assim, o especialista indica tomar café em doses moderadas. “Em torno de 400 mg por dia, ou seja, apenas 4 xícaras de café, afirma. Assista ao vídeo completo neste link ou abaixo: