SAÚDE

VÍDEO: Giovanna Ewbank chora ao revelar que o filho, Bless, tem síndrome sensorial; saiba o que é

“Quando vi o diagnóstico, foi uma culpa absurda! A gente teve que entender, observar, se adaptar”, disse a atriz, que é casada com Bruno Gagliasso com quem tem três filhos.

Giovanna Ewbank com Bruno Gagliasso e os filhos Títi, Bless e Zyan.Créditos: Youtube / Instagram
Escrito en SAÚDE el

A atriz Giovanna Ewbank, casada com Bruno Gagliasso com quem tem três filhos, chorou ao revelar nesta terça-feira (24) que Bless, de 8 anos sofre de síndrome sensorial, que foi diagnosticada durante a pandemia.

“Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo ou algo do tipo. Comecei a procurar médicos para entender o que era, (...) até que encontrei uma médica em São Paulo que o diagnosticou com uma síndrome sensorial. Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais tato que nós todos, sente mais cheiro que todos”, disse a atriz sobre o filho em conversa com Manoel Soares no podcast Quem Pode, Pod, que apresenta juntamente com Fernanda Paes Leme.

“Quando vi o diagnóstico, foi uma culpa absurda! A gente teve que entender, observar, se adaptar”, emendou Giovanna, que falou que Bless começou a relatar que ouvia barulho de moscas ao longe, se incomodava em tocar na grama e reclamava do cheiro forte da cebola.

Transtorno Sensorial

A Síndrome Sensorial ou Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) está atrelada a uma dificuldade do indivíduo de processar estímulos do ambiente por meio dos sentidos.

A síndrome faz com que as crianças apresentem alterações em seus aspectos sensoriais, como paladar, visão, audição e olfato, seja por falta ou excesso de estímulos, que podem causar hiper ou hipossensibilidade e até mesmo um atraso sensorial.

Por causa do Transtorno, essas pessoas podem sofrer com problemas emocionais, sociais e até interferir no aprendizado e educação.

Veja alguns sintomas

- Intolerância a tecidos e texturas, causando irritação com roupas, costuras ou etiquetas;

- Intolerância a ruídos, que pode causar ansiedade e perda de concentração por estímulos como latidos de cães.

- Aversão a alimentos devido a textura ou cores.

- Dificuldades com habilidades motoras para, por exemplo, abotoar roupas.

- Dificuldade com mudanças, que podem causar mal estar.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar